Papel do melhoramento genético de gado de leite

Um dos assuntos que mais vamos ouvir nos próximos anos na pecuária é a importância da genética. Se você é um leitor assíduo do nosso blog, pode perceber que vira e mexe, esse tema aparece por aqui. E não é em vão. Tanto que nosso papo de hoje será sobre Papel do melhoramento genético de gado de leite.

A genética do gado de leite é tão importante que a Embrapa indica que durante a seleção de uma vaca para ser incorporada na produção, um dos principais critérios é o valor genético.

Isso porque a cada novo lote, o desempenho das vacas pode melhorar, devido a genética ser transmitida aos descendentes.

As características de uma vaca leiteira com bom material genético e que são herdados pelas novas crias são as citadas abaixo. Inclusive, são as mais procuradas pelos produtores focados na pecuária de leite:

 

Papel do melhoramento genético de gado de leite

 

Quanto melhor a genética, melhor o desempenho. E quais são os pontos positivos de uma vaca leiteira com alta qualidade genética?

As características citadas acima vêm acompanhadas das seguintes melhorias:

Eficiência alimentar: envolve o consumo alimentar diário. É um dos fatores mais importantes da pecuária. Saiba mais na dica: Eficiência alimentar de bovinos.

Longevidade: qual o tempo de vida de um bovino? Sabia que a genética é uma das responsáveis pelos anos que o animal sobrevive? Claro que os cuidados com manejo, alimentação, prevenção de doenças também contam.

Vida produtiva de uma animal com boa genética também conta. Isso significa que a produção terá bons resultados, mesmo depois da fase adulta.

Uma vaca de leite com uma boa genética ainda é o período de produção de leite, número de ordenha (pode ser até três por dia, dependendo da quantidade produzida) e idade do parto.

 

melhoramento genético do gado de leite 1 1024x1024 - Papel do melhoramento genético de gado de leite
Papel do melhoramento genético de gado de leite – Foto: reprodução/@vacas_leiteiras

Investimento na genética 

 

O melhoramento genético de gado de leite deve ser encarado como um investimento na propriedade.

Por mais que o preço comercial do animal seja mais elevado que os demais, o produtor precisa entender todo o valor que vem embutido na transação comercial.

Sem contar com o retorno econômico que terá nas futuras produções, não só em relação a quantidade de leite, mas qualidade também.

 

Conteúdos complementares: 

 

 
Referência: 
TEIXEIRA. N.M. Melhoramento genético de gado de leite – seleção de vacas e touros. Juiz de Fora. MG: Embrapa-CNPGC, 1997. 40p (Embrapa-CNPGL. Circular Técnica. 43 ).

 
Total Leite Premium - Papel do melhoramento genético de gado de leiteTotal Leite Premium mobile - Papel do melhoramento genético de gado de leite
 

2 pensou em “Papel do melhoramento genético de gado de leite”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Franciele, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*