Um dos assuntos que mais vamos ouvir nos próximos anos na pecuária é a importância da genética. Se você é um leitor assíduo do nosso blog, pode perceber que vira e mexe, esse tema aparece por aqui. E não é em vão. Tanto que nosso papo de hoje será sobre Papel do melhoramento genético de gado de leite.
A genética do gado de leite é tão importante que a Embrapa indica que durante a seleção de uma vaca para ser incorporada na produção, um dos principais critérios é o valor genético.
Isso porque a cada novo lote, o desempenho das vacas pode melhorar, devido a genética ser transmitida aos descendentes.
As características de uma vaca leiteira com bom material genético e que são herdados pelas novas crias são as citadas abaixo. Inclusive, são as mais procuradas pelos produtores focados na pecuária de leite:
- Características reprodutivas.
- Tipo e aparência.
- Quantidade de leite – com foco na gordura. Aproveite o tema e confira a dica:Como aumentar a gordura do leite?
Papel do melhoramento genético de gado de leite
Quanto melhor a genética, melhor o desempenho. E quais são os pontos positivos de uma vaca leiteira com alta qualidade genética?
As características citadas acima vêm acompanhadas das seguintes melhorias:
Eficiência alimentar: envolve o consumo alimentar diário. É um dos fatores mais importantes da pecuária. Saiba mais na dica: Eficiência alimentar de bovinos.
Longevidade: qual o tempo de vida de um bovino? Sabia que a genética é uma das responsáveis pelos anos que o animal sobrevive? Claro que os cuidados com manejo, alimentação, prevenção de doenças também contam.
Vida produtiva de uma animal com boa genética também conta. Isso significa que a produção terá bons resultados, mesmo depois da fase adulta.
Uma vaca de leite com uma boa genética ainda é o período de produção de leite, número de ordenha (pode ser até três por dia, dependendo da quantidade produzida) e idade do parto.
Investimento na genética
O melhoramento genético de gado de leite deve ser encarado como um investimento na propriedade.
Por mais que o preço comercial do animal seja mais elevado que os demais, o produtor precisa entender todo o valor que vem embutido na transação comercial.
Sem contar com o retorno econômico que terá nas futuras produções, não só em relação a quantidade de leite, mas qualidade também.
Conteúdos complementares:
- Criação de vaca: como iniciar e ter sucesso;
- Quanto tempo a vaca produz leite sem parir?;
- Tolerância térmica do gado de leite está ligada a genética?.
Referência:
TEIXEIRA. N.M. Melhoramento genético de gado de leite – seleção de vacas e touros. Juiz de Fora. MG: Embrapa-CNPGC, 1997. 40p (Embrapa-CNPGL. Circular Técnica. 43 ).
Conteúdo muito bom !
Olá Franciele, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!