O novilho precoce está em ascensão no Brasil. Cada vez mais valorizado no mercado de agronegócio, essa fase de criação ganha adeptos no país. Porém, o sistema de produção precisa ser feito de forma eficiente. Vamos aprender? Nesta dica, você saberá como produzir e qual a idade do novilho precoce.
Qual a idade do novilho precoce?
Um novilho é o bezerro macho com idade menor que dois anos de idade.
Agora, um novilho precoce é um bovino macho que tem entre 18 meses e 30 meses, de acordo com a Embrapa.
Como produzir novilho precoce
A produção de novilho precoce precisa seguir alguns processos. Desde a escolha da raça, passando pelo manejo e abate, esses passos garantem uma boa qualidade do rebanho.
As raças bovinas são bem estabelecidas no Brasil. Algumas são bem adaptáveis ao nosso clima tropical e também ao clima frio da região Sul.
Entretanto, atuar sempre na melhoria da genética do seu rebanho é essencial. Principalmente, quando se atua com novilho precoce. É indicado o cruzamento de raças puras para a reprodução desses novilhos. A inseminação artificial é um sistema aliado a esse tipo de produção. Saiba mais sobre o protocolo de IATF para a reprodução, clique aqui
A pastagem oferecida deve ser de boa qualidade. A suplementação pode ser feita não só no período da seca, mas também no das águas, assim evita-se a perda de peso. Muitos produtores focam na suplementação apenas na seca.
Porém, para evitar a perda de peso, é preciso iniciar a prevenção ainda nas águas.
Assim, o organismo do animal estará bem nutrido e não sofrerá quedas bruscas de vitaminas e minerais. Esses componentes escassos na pastagem podem ser repostos no cocho. Assim, a produção não é afetada.
Contudo, não esqueça de oferecer água limpa e de qualidade e manter o local onde habitam em boas condições de higiene. Afinal, assim como é vital para nós, seres humanos, também é para o novilho. Portanto, precisa ser limpa, inodora e sem cor.
Para saber mais como manter a água limpa, leia a dica completa que preparamos: clique aqui
Esse peso, além da idade do novilho precoce, é um dos fatores determinantes para o abate. Pois, o novilho precisa pesar 225 kg, no mínimo, os machos, e 180 kg as fêmeas. Além disso, o mercado exige, pelo menos, três milímetros de camada de gordura.
Outro método muito utilizado para novilho precoce é o confinamento. Para ter um bom resultado nesse sistema, acesse: Confinamento de bovinos é simples e tem bons resultados.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Manejo correto de bezerras: do nascimento a maturidade
Novilho precoce e virginiamicina
Suplementos são verdadeiros aliados na nutrição independentemente da época do ano. O uso da virginiamicina, composto antimicrobiano que auxilia na acidose ruminal, potencializa o metabolismo, a partir da melhora da eficiência alimentar. Não é à toa que estudos apontam o aumento de peso em 20% nos bovinos que fazem o uso.
Portanto, uma vez que a produção de novilhos precoces tem como objetivo a engorda expressiva em pouco tempo, a virginiamicina não pode ficar de fora da estratégia nutricional.
Por fim, continue aprendendo sobre esse assunto, acesse a dica: Novilho precoce e virginiamicina: qual a relação?
Te convidamos também para acessar o canal da Boi Saúde no YouTube.
Tem vários tópicos interessante, estou gostando muito !é de grande ajuda pra nós pequeno produtor rural
Olá Edileuma, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!
Bom dia um amigo comentou a respeito Boi Saúde inclusive me passou a fórmula dá ração pra vaca de leite que vcs o enviaram eu gostei ,porque fica por um preço razoável e dá resultado!
Olá Edileuma, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!