Como tratar frieira em bovinos?

A frieira pode impactar a produtividade por dificultar a locomoção do animal até o cocho, bebedouro e pastagem. E também, há um certo desconforto na região que atinge a pata. Nesta dica, a Boi Saúde aborda a frieira em bovinos.

A pododermite, conhecida popularmente por frieira, causa a inflamação da região afetada. Apenas um único bovino na propriedade pode ser atingido. Mas há possibilidade de surtos (quando muitos animais são atingidos pela mesma doença ou problema de saúde), que são mais raros.

Muito popular nos humanos, a frieira também pode acontecer nos bovinos. Como a transmissão é feita por bactérias, qualquer gado está sujeito a ser contaminado e adquirir essas lesões que deixam o tecido do casco mole. O período das águas é o mais propício para a frieira em bovinos aparecer. O excesso de lama e poças acumuladas na propriedade são boas fontes da bactéria causadora do problema.

O gado de corte e o de leite podem sofrem com a frieira, porém o gado leiteiro tem mais chances de adquirir do que o de corte. Uma possibilidade de acontecer é pela maior trânsito em áreas com objetos, mangueiras e cimento.

O primeiro sintoma apresentado é a manqueira. Quando o produtor se deparar com o gado mancando, é preciso investigar. Inclusive, para saber o impacto do problema, acesse:Doenças no casco diminuem a produtividade do animal. 

 

Como tratar frieira em bovinos 

 

Associar mais de uma ação terapêutica é o ideal. O tratamento pode ser feito com antibiótico, pedilúvio e aplicação de medicamento no local:

🐄 Antibiótico (do grupo das tetracilinas ou de penicilina sintética). A dosagem e a frequência precisam ser orientadas por um médico veterinário.

🐄 Pedilúvio: funciona como um lava-pés. A orientação é que seja feito em um local onde o gado transite. Inserir um antisséptico pode melhorar a resposta do tratamento. Produto a base de à base de hidrocarbonetos e fenoloides emulsificados – fenois/cresois/xilenois . Diluir de 1 a 2% do produto entre 10 e 20 litros de água e deixar o animal durante uma hora, três vezes ao dia.

Uma informação muito importante é que o tratamento precisa ser feito de forma completa. Mesmo que o animal melhora com as primeiras aplicações, completar todo o ciclo é importante para evitar que as bactérias voltem. O objetivo é eliminá-las por completa, assim como curar as feridas.

 

frieira em bovinos 1 - Como tratar frieira em bovinos?
Frieira em bovinos prejudica a produtividade. – Foto/reprodução: Comunicado Técnico Embrapa. 

Como prevenir 

 

Sabe aquela ronda que os especialistas, inclusive a Boi Saúde, indicam para monitorar irregularidades da propriedade? Pois é, aqui temos uma forma de prevenção. Como a causa da frieira em bovinos é por acúmulo de bactérias, ter um local livre de lama e lixo facilita muito a prevenção.

✅ A lama pode parecer inofensiva. Mas é responsável não só pela presença de bactérias que causam a frieira em bovinos. A doença do casco, que também é outra grande vilã da produtividade é uma das causas da presença de lama. Insetos que transmitem doenças importantes como mosca do chifre, mosca do estábulo são atraídas pelas poças. Para acabar com o problema de vez, acesse a dica: Excesso de lama na propriedade: saiba como eliminá-lo. 

✅ Lixo acumulado e com acesso livre do gado é outro problema. Os animais, principalmente os famintos, que não tem a quantidade de ração e suplementos adequada no cocho, consomem o que encontram na frente. E podem revirar o lixo atrás de alimento. Há risco do gado adquirir botulismo. Saiba mais na dica: Botulismo bovino: a intoxicação causada por bactérias.

✅ Mantenha seu gado com a saúde em dia. Gado com baixa imunidade fica doente mais fácil. Por isso, amigo produtor, Não descuide de uma boa alimentação e ofereça sempre complementos de vitaminais e sais minerais com nutrição adequada. Promover  uma boa pecuária não te proporciona apenas lucro, mas evita também problemas que podem impactar severamente seus negócios.

Para saber mais sobre nutrição, indicamos a leitura da dica: Como escolher uma nutrição de qualidade para o gado. 

 

Referência:

Pododermite dos bovinos (Frieiras) – Uma alternativa de tratamento. Comunicado Técnico Embrapa, nº 25, Junho/99, p.1-3

 
Boi Saúde Logo Preto - Como tratar frieira em bovinos?

Controle dos Parasitas:
5 dicas para o controle efetivo dos parasitas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp