Excesso de lama na propriedade: saiba como eliminá-lo


Entenda como eliminar o excesso de lama na propriedade.

O excesso de lama é algo frequente nas propriedades devido a mistura de pasto, terra e água. A circulação de animais e pessoas a espalha para todos os lados.  Esse aspecto, além de aparentar má higiene, prejudica a saúde dos animais e também do homem. Por isso, é preciso evitar esse problema.

Dicas para eliminar o excesso de lama:

Excesso de lama facilita a presença de moscas. Foto: DBO
Excesso de lama facilita a presença de moscas. Foto: DBO

Utilize o cocho móvel, assim pode ser trocado de lugar. Caso seja fixo, a área pode ser concretada, o que evita o excesso de barro, lama e fezes que atraem as moscas. Faça um controle de moscas na propriedade como um todo. Esse inseto transmite diversas doenças ao gado. As moscas se proliferam nas fezes dos animais.

Assegure que o local onde os bezerros ficam esteja sem umidade e com luz solar ao longo do dia. No ambiente seco, a proliferação de fungos, vírus e bactérias é mais difícil. O excesso de lama, barro e esterco, que prejudicam o casco do animal, pois amolece essa parte da pata. Se o proprietário trabalhar com confinamento, o ideal é fazer um declive de 6 a 8% para evitar o acúmulo de barro e também canaletas na lateral e ao fundo para que tenha escoamento da água.
Para proteger seus animais de doenças, além de sempre zelar pela higiene da propriedade, a nutrição dos bovinos sempre estar em dia. Reforçar o organismo com nutrientes não oferecidos pela pastagem e ração é investimento que evita perda de peso e enfermidades. O corpo do animal cria imunidade e com o uso de produtos naturais, a qualidade do produto não é alterada. A suplementação é uma grande aliada da pecuária hoje no Brasil.
Para saber mais, acesse a dica sobre como melhorar a eficiência nutricional dos bovinos.
topo
Bitnami