fbpx

Febre maculosa em bovinos

Causada por um parasita pequeno, mas que causa milhões de dólares de prejuízo em todo o mundo, a febre maculosa em bovinos é um grave problema. Transmitida pelo carrapato, sendo uma praga no mundo animal, pode levar o bovino à morte.

Algumas propriedades têm grandes infestações por não fazer um trabalho de prevenção. Com isso, é preciso combater esse parasita para evitar a contaminação de todo o rebanho. É muito importante que o produtor faça a prevenção para deixar a propriedade livre. O carrapato causa doenças graves com prejuízos que podem ser irreversíveis.

É muito comum até animais domésticos, principalmente os que circulam livremente em locais com mato, serem também infectados pelos carrapatos. O ideal é que nenhum animal seja atingido e que a prevenção, seja um dos focos da propriedade.

 

 

Ainda, o carrapato diminui muito a produtividade leiteira e o ganho de peso esperado. Outra doença transmitida é a tristezinha parasitária. Para saber o que é e outros detalhes, acesse a dica: Tristezinha parasitária: saiba como preveni-la.

Hoje, amigo produtor o foco não é nos bovinos. Mas sim em você e seus peões.

 

febre maculosa em bovinos
Febre maculosa em bovinos. – Foto: Reprodução da Internet

 

Carrapato além da febre maculosa

 

O carrapato é um inimigo da pecuária. Responsável pela febre maculosa e outras doenças, causa prejuízos em torno de 3 bilhões de dólares por ano! Isso mesmo, você não leu errado! Esse dado é de uma pesquisa divulgada pela Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária.

O combate é via produto e que precisa de cuidados para evitar a resistência quando aplicado em quantidade maior que a recomendada. Leia mais: Carrapaticidas podem causar resistência nos parasitas?

Além do gado, cuide do seu pasto. Tudo o que contém nele reflete diretamente no gado. Se sua pastagem é saudável, seu gado assim será. Agora, se está danificada com vermes e parasitas, seu rebanho estará desprotegido. E mais que manter a propriedade saudável, proteja seu animal de dentro para fora.

Você serve o sal proteinado? Ele auxilia o consumo de todos os nutrientes e elementos necessários para a engorda e evitar o adoecimento.

Aprenda agora como fazer o seu sal. Receba grátis uma receita de sal proteinado para gado clicando aqui.

 

Como evitar a febre maculosa em bovinos

 

O carrapato-estrela infectado, em contato com o humano, pode transmitir a febre maculosa. Os sintomas são parecidos com o resfriado. Dores de cabeça, náusea, corpo cansado.

O produtor precisa estar atento sobre esse risco de ser infectado. Se não diagnosticada e tratada corretamente, a febre maculosa pode levar a pessoa à óbito. Com a febre maculosa na pecuária não se brinca.

O alerta é para se antecipar ao problema, ao fazer a prevenção. A saúde do animal é muito importante e a dos humanos que estão no mesmo ambiente também. Faça a prevenção dos parasitas e tenha uma ótima produtividade.

Para se aprofundar no assunto, clique no link: Carrapatos em bovinos. 

 

Aprenda mais sobre pecuária 

 

Você já pensou em melhorar sua produtividade todos os dias de uma forma fácil? A Boi Saúde promove a educação na pecuária por meio de dicas rápidas, vídeos de até dois minutos, com instruções sobre como melhorar seu lucro.

Assista um vídeo por dia e ao fim de um mês, estará com uma nova realidade na sua propriedade. Clique aqui, inscreva-se e prepare-se para uma nova fase de muita colheita no seu negócio. Toda semana um novo conteúdo sempre focado no seu rendimento.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×