fbpx

Exames no gado: quais devo fazer?

Doentes ou não, a saúde dos bovinos precisa ser monitorada. Aquele velho ditado “prevenir é melhor que remediar”, cabe muito bem na pecuária e quanto mais cuidados e zelamos do nosso rebanho, mais produtividade teremos ao evitar prejuízos que podem ser evitados com simples ações, que aplicadas no dia a dia e com planejamento, facilitam a nossa rotina e não impactam nosso lucro. Para isso, entenda aqui quais exames no gado você deve fazer e com eles, mais que prevenir problemas de saúde, você poderá aumentar o desempenho da sua propriedade.

 

 

Por que fazer exames no gado? 

Detectar doenças importantes antes que se manifeste no rebanho todo e até ter tempo de recuperação e cura é um dos principais motivos para a realização dos exames no gado.

Os prejuízos de quem perde uma única cabeça de gado é grande, agora, imagine você, perder vários animais de uma única vez e ainda, sem saber a causa? É uma situação desesperadora. E como não queremos que você passe por isso, indicaremos nas próximas linhas os principais exames para que sejam incluídos no dia a dia do seu manejo.

Outro motivo para inserir mais essa demanda na sua rotina é aumentar o desempenho. Os exames podem te dar informações preciosas sobre como está a qualidade da carne e também o rendimento de carcaça.

Quais exames no gado devo fazer? 

Confira aqui alguns dos exames mais importantes para o gado:

  • Exame clínico geral;
  • Exame andrológico em bovinos;
  • Diagnóstico de gestação;
  • Ultrassom

Exame clínico geral no gado 

Esse exame pode ser feito mesmo quando o rebanho não apresenta nenhum sintoma. Ou seja, de forma preventiva, veterinários contratados para a tarefa executam esse procedimento para checar como anda a saúde do gado. Sabe aqueles exames preventivos que nós mesmos sempre ouvimos que deveríamos fazer? Com o nosso gado é o mesmo.

Esse exame clínico geral para o gado tem diversas funções:

  • Conferir como está a frequência cardíaca e respiratória do gado;
  • Avaliar as condições do pulmão do animal;
  • Conferir o estado da pele – muitas doenças podem ser diagnosticadas pelas condições da pele e do pelo;
  • Mucosas dos olhos e da boca;
  • Temperatura corporal.

Exame andrológico em bovinos

Se você trabalha com reprodução, possivelmente já ouviu falar dele. O exame andrológico em bovinos avalia a saúde reprodutiva dos touros. No momento da compra de um touro reprodutor para a sua propriedade, sempre solicite o resultado deste exame ou que seja feito antes da compra do animal.

O primeiro passo para a realização do exame é o preenchimento de um formulário, seguido da identificação do touro, quando proprietário, dados como endereço, telefone e propriedade são descritos. Ainda, a raça, possíveis marcas de identificação, número de brinco, caso tenha, data de nascimento e registro genealógico também são informados.

Sobre o exame, é realizada uma inspeção na qual se avalia diversos aspectos da saúde como sistemas respiratório, nervoso, digestivo, genital entre outros. Os aprumos, que são fundamentais para a reprodução, também são analisados. A forma como o animal se locomove também está incluída na avaliação, pois o touro precisa se deslocar para a alimentação e também em busca das fêmeas que estão no cio.

Uma amostra de sêmen também é coletada para análise do volume, aspecto, intensidade da movimentação dos espermatozóides, em uma escala de 1 a 5.

Além do exame, confira as principais características que você precisa analisar antes de fechar a compra e, dessa forma, obter o resultado esperado: Boi reprodutor: saiba como escolher. 

E para melhorar o desempenho da sua estação de monta, ofereça uma ração adequada para suas matrizes produzirem bezerros mais pesados:

 


banner banner
 

Diagnóstico de gestação 

O exame de toque ou palpação retal é a estratégia mais utilizada hoje no Brasil para realizar o diagnóstico de gestação nas vacas de cria. Muitos peões experientes conseguem fazer esse teste, mas se você for iniciante na área, procure um veterinário de confiança.

Para a realização, sempre verifique se a pessoa que irá executá-lo está utilizando materiais como luvas descartáveis e aventais limpos para evitar qualquer tipo de infecção na matriz. O tempo ideal da apalpação fetal é 45 dias após a estação de monta, de acordo com orientação da Embrapa.

O exame de ultrassom já é utilizado para a detecção de gravidez. Neste caso, pode ser feito, após 30 dias da estação de monta e mais que constatar a gestação, indica as condições uterinas e presença de infecções.

 

Exames no gado
Realizar exames no gado aumenta o desempenho e produtividade. Foto: Boy Fotógrafo

Quando utilizar ultrassom no gado? 

Uma técnica não invasiva e que traz grandes informações a partir de imagens sobre a área analisada. Além do diagnóstico de gravidez nas matrizes, conforme citamos acima, o exame de ultrassom também pode auxiliar em outras situações como:

  • Exame andrológico em bovinos;
  • Na confirmação da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF);
  • Identificação do sexo do feto;
  • Avaliação ginecológica.

Mais que facilitar a reprodução, o exame de ultrassom para gado indica como está o desempenho do bovino e até mesmo o marmoreio, caso atue com criação de raças que produzam esse tipo de carne:

  • Indica o índice de marmoreio, a gordura entremeada na carne;
  • Checagem do rendimento de carcaça.

Como fazer exames no gado? 

Para realizar a maioria dos exames no gado, o animal precisa estar contido. Para isso, o tronco é mais que necessário. Existem diversos modelos no mercado, desde o manual, que é o mais tradicional, até o mecânico, que traz facilidade ao peão que executa a tarefa e também comodidade para o gado. Esses novos modelos disponíveis são até acolchoados para evitar lesões ao máximo.

Como a realização desses exames já é um estresse para o gado, faça-o sempre com muito cuidado e gentileza, desde o momento de levá-lo até o local onde o procedimento será feito até o término. Logo após, leve o bovino para um local com pasto fresco e água para que se sinta recompensado e minimize danos do estresse. Parece uma atitude simples, mas faz toda a diferença no bem-estar animal.

No momento de planejar a realização desses exames, tenha sempre a melhor equipe. Consulte veterinários e zootecnistas que possam te auxiliar e instruir sobre a melhor época e até produzir um calendário para que nada fica para trás.

E se você precisar de ajuda par montar um planejamento das ações diárias da sua propriedade, ganhe um GRÁTIS, desenvolvido pela Boi Saúde. Basta clicar no link e receber o material diretamente no seu e-mail, sem pagar nada:

 


banner banner
 

Referência

A importância do exame andrológico em bovinos. Circular Técnica 41 – Embrapa. São Carlos, SP Dezembro, 2005.

Exame clínico geral de bovinos: como realizar exames de parâmetros vitais? Vet Profissional.

Diagnóstico de gestação em bovinos: quanto mais cedo, melhor o manejo. Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*