Entenda a importância e as dicas para escolha do boi reprodutor para sua propriedade.
Como adquirir um bom reprodutor para a propriedade é uma dúvida de muitos produtores. É preciso analisar diversos aspectos na hora de comprar um touro que irá auxiliar no aumento do seu rebanho.
É importante ter um touro na propriedade, pois além dele auxiliar na expansão do negócio com a procriação, haverá também uma evolução genética dos animais do plantel. Esse reprodutor pode ser adquirido em leilões, feiras, exposições ou até mesmo em comercializações na sua região entre propriedades particulares.

O que deve ser observado na escolha do boi reprodutor
- Observe o escório corporal desse animal. O touro não pode ser gordo, nem magro;
- Os testículos devem ser do mesmo tamanho;
- O animal deve ser bem desenvolvido, o pescoço desse touro deve ser longo para facilitar a alimentação;
- A rusticidade da carcaça precisa ser marca presente no touro reprodutor , bocas e narinas largas para facilitar a respiração;
- As costelas espaçadas fazem com que o sistema respiratório trabalhem melhor.
São dicas simples, mas que se levadas em consideração na hora da compra, o produtor terá melhor desempenho e satisfação pelo investimento realizado.
No blog, você pode encontrar dicas sobre como escolher gado para compra em leilão e também em aspectos gerais. Detalhes precisam ser observados para que você não perca dinheiro e tenha o melhor custo-benefício nos negócios.
A aparência física do animal é um indicativo de saúde. Por isso a análise precisa ser feita com calma, como pelos, aprumos, olhos e couro. Se o animal é bem alimentado e tratado, será perceptível sem muito esforço. Boa alimentação com ração, sal mineral e proteinado e pastagem nutritiva precisam fazer parte da rotina de um gado saudável.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Propriedade de gado de corte: confira as instalações

