Como usar esterco de gado na propriedade rural?

Gostou? Compartilhe!

Quem atua na pecuária, além de produzir carne ou leite, também produz esterco de gado. Não tem como. É uma função fisiológica e que inclusive indica a saúde do animal.

Já que a quantidade depende do número de cabeças, o que fazer quando há um excesso de esterco na propriedade? Será que existem alguns tipos de uso que podem beneficiar sua produtividade?

Primeiro, vamos entender o que é esterco de gado. Pode parecer muito simples, mas não custa nada escrever aqui.

O esterco de gado é composto por nutrientes. Porém, eles variam de acordo com o que é oferecido para o gado. Quando mais nutritiva for a sua alimentação, melhor a qualidade do adubo.

 

Como usar esterco de gado na propriedade rural 

 

Um uso muito indicado na pecuária é o esterco de gado como adubo.

Além de economizar, a propriedade irá utilizar um material com bons resultados. Ainda, o esterco é considerado um adubo orgânico. O que isso significa? Que não tem compostos ou produto químico. Apenas ingredientes naturais.

E pode ser utilizado não apenas no pasto, viu? Jardins, vasos de plantas, hortas, plantações também usufruem desse tipo de adubo.

Outra opção de adubo orgânico é a cama de frango. Só fique atento para evitar que o gado consuma essa matéria que pode causar graves problemas de saúde. Te contamos melhor aqui: Cama de frango é permitida na pecuária?

 

Processo de compostagem antes do uso 

 

A compostagem é indicada, amigo produtor, para eliminar possíveis agentes nocivos que possam causar algum problema à saúde do homem.

Feita de forma simples, quando submetido a altas temperaturas cumpre esse papel muito bem.

Para a compostagem, junte material suficiente para que a atividade seja feita de uma única vez. Pode ser no chão mesmo.

Mantenha o esterco de gado umedecido. Ou seja, evite que fique seco. Para isso, revire todo o material a cada três dias. Se o clima ajudar, em um mês, o esterco estará pronto para uso. Como saber? Quando a matéria não apresentar mais cheiro e nem umidade em excesso.

 

esterco de gado
Como usar esterco de gado na propriedade rural? – Foto: Fazenda Limeira

Alimentação do gado 

 

Já que a qualidade do esterco de gado varia de acordo com a alimentação, como são os ingredientes que você oferece para seus bovinos?

O que é oferecido no cocho vai além de matar a fome. O resultado direto é no desempenho. E ainda, quanto mais nutrido, as chances de adquirir doenças é menor.

Não importa se sua criação é de corte ou leite. Oferecer uma ração que atenda às necessidades de cada fase mantém uma produtividade sempre em alta.

A Boi Saúde entende que nem sempre é fácil encontrar informações sobre o que oferecer. Por isso, preparamos uma página aqui mesmo no blog, onde você encontra várias receitas de acordo com a fase da sua pecuária.

Alguns exemplos são:

Outras opções estão no link: receitas de ração para gado.

Por fim, essa dica foi produtiva para você, amigo produtor? Não esqueça de deixar seu comentário.

Ainda, para mais informações sobre como melhorar seu lucro na pecuária, acesse nosso canal de vídeos. Lá, você encontra orientações simples que irão fazer a diferença na sua propriedade. Além de acessar, se inscreva e ative as notificações. Dessa forma, você não perde nenhuma novidade: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

2 pensou em “Como usar esterco de gado na propriedade rural?”

  1. Eduardo Bayer Neto disse:

    Qual a porcentagem de calcário calcitico devo usar no sal proteico energético de consumo rápido? Pois terá uréia 1,2% em sua formulação.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Eduardo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*