Manter o ritmo de engorda dos bovinos em todos os meses é a meta da maioria dos produtores rurais. E mesmo com o pasto, pode ser que o produtor encontre dificuldades em bater a meta de ganho de arrobas, inclusive, no período das águas. Mas por que será que apenas o pasto não é suficiente? Se você passa por esse problema, entenda porque ele acontece e aprenda uma solução que irá recuperar a sua produtividade.
Entenda a função do pasto na engorda dos bovinos
Mesmo com o confinamento em amplo crescimento no Brasil, o pasto continua sendo a principal fonte de alimentação e engorda dos bovinos. Os motivos são vários. Entre eles, por sermos um país de clima tropical, solo fértil e grande extensão territorial, a pastagem tem boa qualidade quando bem cultivada. Além disso, o pasto proporciona um menor custo de produção.
No período das chuvas, cresce em abundância e traz grande alívio para milhões de produtores que atuam no sistema de criação a pasto. Existem algumas técnicas para se ter pasto o ano todo, como a irrigação que envolve um investimento que, para alguns, pode ser alto. Mas outras como vedação de pasto, podem prolongar o consumo da forrageira ainda na entrada da seca.
A oferta de silagem produzida ainda nas águas ajuda muito não apenas no cunho financeiro, mas também no produtivo. E você mesmo pode fazer na propriedade: 5 melhores tipos de silagem para a seca.
Porém, mesmo com todas essas opções, a nutrição e suplementação são necessárias para se atingir o peso indicado.
Por que o pasto não é suficiente para a engorda de bovinos?
Sozinho, o pasto não faz milagre. Mesmo que você cumpra todos os protocolos exigidos para se ter um pasto de qualidade, como ter a forrageira adequada para o seu solo e clima, realizar limpeza e manutenção frequentes, ele não fornece todos os nutrientes para proporcionar a engorda.
A necessidade de complementação no cocho é real e indicada para todos os produtores, independentemente do tamanho do rebanho e fase dos bovinos.
Mas por que preciso oferecer suplementos para o gado, mesmo com o pasto?
O pasto sozinho não consegue oferecer todos os sais minerais e vitaminas necessários para promover a engorda. O pasto sim faz papel de nutrir e manter o gado alimentado, mas no quesito de aumentar a arroba, precisa de uma força extra que os produtores encontram no sal.
Mais que se manter alimentado, o gado precisa ter elementos para ganhar peso e ainda, que o ajude a se manter saudável, prevenindo doenças. Alguns deles são o cálcio, fósforo, cobre, zinco, entre outros que atuam diretamente no bom funcionamento do organismo.
O primeiro passo é fazer uma análise de solo. Os resultados irão indicar em quais vitaminas, minerais e demais elementos seu pasto é deficiente. Com isso, você poderá formular um sal que tenha uma quantidade maior do que seu pasto oferece em baixas quantidades.
Depois, o passo seguinte é passar a oferecer o sal mineral nas águas e o sal proteinado na seca. O sal tem esse papel de aliado do produtor. De baixo custo, melhora o desempenho, previne doenças e ainda, auxilia no ganho de peso. É um suplemento tão simples que pode ser feito na própria propriedade.
- Sal proteinado na seca: qual usar no período sem pasto?;
- Sal mineral para gado: como fazer na propriedade
Você aprende como fazer o sal mineral, passo a passo, em uma receita GRÁTIS, que indica os ingredientes e como prepará-lo:
Uso do sal nas águas e na seca para a engorda dos bovinos
O sal é indicado em todos os meses do ano. É uma das formas de manter a engorda em um ritmo de crescimento ao longo do ano. Se nas águas o uso é indicado, na seca, o sal proteinado é indispensável para evitar a perda de peso.
Os bovinos que chegam na seca com o consumo do sal mineral em dia têm mais chances de perda de peso na seca, pois estão suficientemente nutridos e saudáveis para encarar o período sem pasto. E na seca, com o sal proteinado no cocho, repondo as proteínas que deixam de ser consumidas devido a falta de pasto, o peso na balança tende a aumentar e não a cair.
Quando aliado ao uso da ureia, o sal proteinado promove grandes ganhos e o aumento da qualidade também acontece. Por isso, passe a considerar o uso. Para se sentir mais seguro, converse com colegas que já utilizam o sal e faça testes comparativos antes e depois de implementar o uso.
O pasto nunca fez seu trabalho sozinho. A pecuária com bons resultados é um conjunto de fatores que envolve diversos aspectos e áreas que vão desde uma forrageira de qualidade, o controle de doenças e a sanidade animal, bem-estar animal e controle de estresse térmico, limpeza das instalações e protocolo de nutrição e suplementação.
- Como realizar a limpeza de pastagem?;
- Água para o gado: por que é tão importante para o desempenho?;
- Lida do gado: o que eu preciso fazer todo dia?
Foto da capa: Embrapa