Doenças de pele mais comuns em bovinos

 

Todos nós estamos sujeito a adquirir doenças e com os bovinos não é diferente. Até as doenças de pele são fatores que impactam e muito a produtividade da pecuária. E para que você evite prejuízos e tenha uma alta lucratividade, nesta dica vamos te explicar quais são as doenças de pele mais comuns em bovinos.

 

Doenças de pele mais comuns em bovinos

 

Carrapatos

 

Causas: As doenças causas por esses parasitas são diversas. Entre elas, estão babesiose, que causa febre, anemia, indisposição, e a tão temida Tristeza Parasitária Bovina. Para saber mais, acesse a dica: Tristeza Parasitária Bovina: saiba como evitá-la.

Sintomas: anemia, incomodo pela presença do parasita que se alimenta do sangue e outras, de acordo com a doença adquirida.

Tratamento: uso constante de carrapaticida, insumos naturais que provocam a queda desses parasitas. Para saber mais, acesse: Carrapatos em bovinos.

 

Verrugas da Figueira

 

Causas: doença infecto-contagiosa

Sintomas: Além da aparência estética, que deixa o animal com aspecto doentio, as verrugas da figueira trazem grande prejuízo.

Tratamento:

  • Extraia 20 ml de sangue da veia do animal. Adicione 1 ml de cálcio e faça novamente a aplicação desse sangue no músculo do animal. Esse processo deve ser feito uma vez por semana, durante um mês. A verruga da figueira começará a secar e irá cair.
  • Pegue um fio de cobre e coloque na circunferência do pescoço do animal como um colar.  Então com uma varinha bem fina de cobre, perfure a orelha do bovino após esquentá-la, que também fará as verrugas secar e cair.

 

Requeima

 

Causas: sensibilidade do animal aos raios solares, ocasionando queimaduras, a partir de fotossenbilização pela ingestão de plantas

Sintomas: lesões causadas em áreas de pelagem menor e também as mais expostas a luz solar

Tratamento: tratar as lesões com pomadas cicatrizantes.

Para saber mais sobre a requeima, acesse o link: Requeima em bovinos é causada por intoxicação. 

 

Dermatofilose

 

Causas: transmitida por carrapatos e insetos que se alimentam de sangue, que inserem agentes resistentes no organismo do animal.

Sintomas: quedas de pelo, crostas secas que parecem verrugas na cabeça, dorso e membros. Em estado avançado pode atingir o corpo inteiro do animal.

Tratamento: antibióticos em doses semanais.

 

Doenças de pele mais comuns em bovinos podem ser prevenidas no cocho. Foto: João Medeiros
Doenças de pele mais comuns em bovinos podem ser prevenidas no cocho. Foto: João Medeiros

Sarna

 

Causas: contaminação por ácaros psorópticos.

Sintomas: atinge todo o corpo, mas é muito comum iniciar na cauda.

Tratamento: é feito com a aplicação de endectocidas

Como a sarna é uma doença muito comum na pecuária, preparamos uma dica específica sobre ela: Sarna em bovinos: como prevenir e tratar.

 

Tinhas

 

Causas: tem maior proliferação em animais de estábulo, causa por um fungo.

Sintomas: descamação da pele em locais como cabeça, pescoço e períneo.

Tratamento: aplicação de antifúngico, tintura de iodo glicerinado (1;5), ácido salicílico (5%) ou benzoato de sódio (5%), durante 20 dias. Como os animais ficam em um único espaço, é importante lavar e desinfetar esse estábulo. A indicação de produto é hipocloreto de sódio a 0,25% ou desinfetantes fenólicos a 5%

 

Prevenção

 

Todas essas doenças são totalmente preveníveis. Mais que proporcionar um manejo adequado e um bem-estar animal sem sofrimento, o cuidado com o gado começa no cocho. É lá que toda a saúde do animal começa. Como? Oferecendo suplementos nutricionais não fornecidos no pasto. Dessa forma, o organismo do animal fica protegido de dentro para fora e qualquer contato com fungos, bactérias e parasitas, não afetará a saúde do animal. A imunidade estará em boas condições e o bovino não sentirá o efeito da doença.

Outras formas também é sempre manter sua propriedade com a limpeza impecável. Pasto sem lixos, lamas, plantas tóxicas e objetivos estranhos. Pensando sempre no seu sucesso, a Boi Saúde produziu uma dica para complementar essa que você acaba de ler: Como limpar o pasto.

 

Controle Parasitário com Produtos Caseiros:
Receba receita para controle parasitário apenas com produtos caseiros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami