Cuidados na criação do garrote animal

Aquele bovino que não é mais bezerro e que está atingindo o peso de boi magro é denominado garrote animal.

Será que existem cuidados específicos para a criação dessa fase? É o que vamos descobrir nesta dica!

O desenvolvimento e até o progresso da engorda depende de como esse animal será tratado nessa fase.

O garrote pode ser comercializado como boi magro e também como boi gordo. Para chegar ao peso ideal de cada um, e com bom rendimento de carcaça, é importante cuidar bem desde já.

Geralmente, o peso varia entre 300 e 450 quilos.

O preço comercializado é menor que um boi magro na idade de 18 meses. E há épocas de alta no valor da arroba. Por isso, se você comercializa garrote, é importante ficar de olho nas projeções diárias.

 

Engorda 

 

Alimentação 

Vamos começar pelo o que você oferece no cocho.

Você está satisfeito com o desempenho de engorda dos garrotes?

O formato da alimentação vai depender do sistema da propriedade.

Se for a pasto, as forrageiras precisam estar com qualidade suficiente para garantir alimentação e nutrição, que terão como consequência a engorda. E na seca, focar em ração no cocho. Essa  pode ser baseada em grãos. Porém, existem também as silagens como fonte alimentar.

Agora, se o confinamento é a escolha (sim, ele pode ser um método de criação de garrotes), a ração é a base alimentar o ano todo. E caso haja oferecimento de pasto, será no cocho. E pode ser como feno ou a própria silagem. Assim como já citamos acima.

Algumas observações são necessárias quanto à alimentação nessa idade.

É preciso monitorar: se todos os bovinos estão se alimentando. Para isso, ter um cocho adequado é fundamental (em tamanho e facilidade de acesso): Cocho tem segredos de manejo para melhorar os resultados.

A água deve estar sempre por perto. O garrote, assim como todo bovino, precisa estar bem hidratado para chegar ao peso ideal: Consumo de água na pecuária: saiba o impacto.

 

garrote animal 1024x595 - Cuidados na criação do garrote animal
Ter um garrote animal exige uma criação específica. – Foto: Nelore Garrote

Nutrição 

Não deixe a nutrição passar batido na sua produção. Com ela, é possível criar animais diferenciados, já que há uma melhora de desempenho.

Quando oferecida ainda quando garrote animal, proporciona um crescimento diferenciado. Além de promover uma proteção a problemas digestivos.

É possível começar a suplementação ainda na fase de bezerros. Ou até mesmo com a vaca de cria que irá atuar na gestação de novos animais.

Ainda sobre bezerros, não deixe de conferir:

Para entender mais sobre o tema, acesse: Qual a melhor nutrição para garrote bovino?

 

Reprodução 

 

Os garrotes começam a cobrir as fêmeas, entre dois e três anos de idade no caso de raças zebuínas. As de origem europeia tendem a começar a reprodução mais cedo, aos 24 meses.

No caso das novilhas, além da idade, o peso também é um fator que deve ser seguido. Para garantir que tenham condições de gerar um bezerro saudável e evitar problemas de saúde na matriz, apenas as que atingem 300 quilos devem ser incluídas na estação de monta.

Para saber tudo sobre a criação, acesse: Criação de novilhas: saiba tudo sobre o método.

Vamos encerrar essa dica com um convite para você acessar o nosso canal do YouTube. Lá, temos dicas com vídeos sobre pecuária que vão te ajudar a conquistar cada vez mais sucesso na sua propriedade: dicas em vídeo da Boi Saúde.

Não se esqueça de se inscrever e ativar a notificação para receber lembretes dos novos conteúdos.

Você pode continuar seus conhecimento sobre garrote na dica: Como fazer engorda de garrote ou novilho?

 
Ração para Garrotes - Cuidados na criação do garrote animalRação para Garrotes mobile - Cuidados na criação do garrote animal
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*