Qual a melhor nutrição para garrote bovino?

O garrote bovino é aquele animal que já passou da fase de bezerro, mas ainda não é boi magro. Ou seja está na fase de transição. Nessa idade, a nutrição oferecida precisa garantir um bom crescimento. E mais que isso, que ele chegue na fase de boi com um peso e saúde adequados. Confira uma receita de ração específica de nutrição para garrotes.

 

 

Mas qual será a melhor nutrição para garrote bovino?

 

Produzir uma receita com ingredientes fáceis de serem encontrados na região promove uma boa economia e também garante que esses animais estão consumindo uma alimentação adequada.

Confira os ingredientes:

  • milho moído;
  • farelo de soja;
  • ureia;
  • sulfato de amônia;
  • sal mineral.

A dosagem é de acordo com 1% do peso vivo do animal por dia. Se for necessário, fracione essa quantidade em duas ou três porções ao dia no cocho.

Se quiser imprimir a receita, clique AQUI.

 

nutrição de garrotes 1 1024x682 - Qual a melhor nutrição para garrote bovino?
Nutrição de garrotes garante crescimento e engorda saudáveis. – Foto: Pixabay

Nada muito complicado de se encontrar, não é mesmo?

O sal mineral pode ser o mesmo já utilizado na propriedade para os animais adultos.

 

Consumo

 

Se verificar que o consumo da mistura está abaixo do necessário pela competição com os animais adultos, faça um creep feeding. Espaço que permite a entrada apenas de animais jovens e que garante uma alimentação adequada. Você pode construi-lo no pasto mesmo, assim, os garrotes podem usufruir da pastagem, enquanto se alimentam da ração preparada com o sal mineral.

 

Por que oferecer sal mineral?

 

A partir do oferecimento de alimentos sólidos, na fase da desmama, o bezerro pode consumir o sal mineral. Inclusive, a matriz durante a gestação pode usufrui-lo sem restrições, se o foco da sua propriedade é produzir bezerros maiores.

Para os bezerros, o oferecimento do sal mineral pode acontecer a partir dos sete meses e ao atingir 90 quilos.

A ureia, outro ingrediente da receita, também pode ser oferecida a partir da desmama, principalmente no período da seca. Mas fique atento aos cuidados necessários ao decidir incluir esse suplemento na alimentação dos seus animais.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica A silagem substitui o pasto?

 
Ração para Garrotes - Qual a melhor nutrição para garrote bovino?Ração para Garrotes mobile - Qual a melhor nutrição para garrote bovino?
 

2 pensou em “Qual a melhor nutrição para garrote bovino?”

  1. Luiz Custodio de Andrade disse:

    Gosto muito de todos posts de vcs da BoiSaude. São objetivos e muito claros. Tem me ajudado bastante. Agradeço a vcs, principalmente ao Zé Carlos pelas dicas e pela atenção. Leio e guardo todos. Grande abraço. Luiz Custodio

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*