Seguro de gado: preciso fazer?

Imprevistos acontecem na pecuária, aliás, em todas as áreas que envolvem negócios e finanças, riscos são fatores que devem estar calculados. E com os bovinos, há várias situações que podem proporcionar prejuízos. Com isso, te fazemos a seguinte pergunta: Você já pesquisou ou pensou em fazer um seguro de gado?

Como falamos no início do texto, é comum nos deparamos com colegas produtores que tiveram algum tipo de prejuízo com o gado de um dia para o outro. Infelizmente, o índice de produtores que tem esse tipo de seguro é muito baixo. Segundo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apenas 1% dos produtores rurais brasileiros tem seguro para gado.

Claro que há diversos tipos de cobertura e planos, de acordo com corretoras de cada cidade. Porém, a propriedade pode adquirir uma segurança sobre alguns riscos sanitários. E até mesmo fenômenos da natureza que estão fora do alcance do domínio do produtor. Cada um tem uma taxa de cobertura específica que varia de acordo com a raça e tipo de perda do animal.

O mercado de seguro de gado cresceu tanto com grande projeção nacional que grandes empresas do ramo aderiram planos específicos para a área rural.

 

seguro de gado
Seguro de gado protege o produtor de prejuízos de última hora. – Foto: Confinamento OBF

Por que fazer seguro de gado?

 

Os seguros próprios para o gado podem cobrir mortes por:

  • epidemias;
  • abortos;
  • doenças;
  • intoxicação (de forma acidental, como plantas, por exemplo);
  • envenenamento (de forma acidental).

E fenômenos da natureza, como:

  • raios;
  • incêndios;
  • ondas de calor.

Reforçamos aqui que cada corretora e empresa tem regras e seguros específicos. Por isso, pesquise bem para que encontre um seguro de acordo com suas necessidades.

Outra dica muito importante é leia sempre com muita atenção o contrato. Se tiver alguma dificuldade sobre termos técnicos, antes de assiná-lo, consulte um advogado que possa te orientar.

Já que os raios são um problema nas propriedades, te daremos uma dica simples e que pode evitar perdas: Como prevenir morte de bois por raio e descargas elétricas.E como as ondas de calor também podem ser inseridas nas cláusulas, confira essas outras orientações: 5 dicas para proteger o gado do calor excessivo. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Seguro de gado: preciso fazer?

Livro Digital no seu E-mail!
Conheça: Os 10 Princípios do Produtor de Sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami