Consumo de sal proteinado por bovinos: quantidade

Gostou? Compartilhe!

 

O sal proteinado é um elemento de grande importância para a nutrição bovina. Aliado da produtividade da pecuária brasileira, fornece os componentes nutricionais não encontrados no pasto.

Além disso, o período da seca evita a perda de peso. Porém, qual a quantidade de sal proteinado por animal? Se essa é sua dúvida, continue com a gente. Na dica de hoje, vamos te explicar de forma simples e direta o consumo de sal proteinado por bovinos para que sua propriedade obtenha os resultados esperados.

Indo direto ao ponto, o mais indicado é servir a partir de uma mistura. Vamos oferecer diversas opções de quantidade de sal proteinado por animal, de acordo com a sua necessidade.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos lá!

 

Quantidade de consumo de sal proteinado por bovinos

 

Em primeiro lugar, por mais que tenha diversos benefícios, precisa ter o consumo controlado. Segundo a Embrapa, um animal deve consumir 1 grama de sal proteinado por cada peso vivo do animal por dia, independentemente do sexo.

Por exemplo, uma vaca de 400 kg, deve consumir 400 gramas de sal proteinado por dia.

Lembre-se que na seca, esse elemento é mais que obrigatório para a manutenção do peso. Sabemos que hoje existem várias alternativas para que o produtor evite a falta de pasto durante esse período. Por exemplo: irrigação de pasto, pastejo rotacionando, vedação de pastagens, entre outros.

Mas independentemente dessas funcionalidades, a quantidade por animal precisa ser cumprida à risca.

 

Consumo de sal proteinado por bovinos: quantidade
Consumo de sal proteinado por bovinos: quantidade – Foto: Reprodução Internet

 

Receita de sal proteinado para bovinos

 

Para corrigir a deficiência de pastagem, especificamente no período da seca, é possível preparar uma mistura caseira para amenizar os danos, conforme abaixo:

  • 12kg de ureia;
  • 25kg de sal branco;
  • 10kg de sal mineral;
  • 40kg de farelo de soja;
  • 30kg de milho moído.

Poderá ser utilizado um misturador, por exemplo. Faça com que essa mistura fique bem homogênea com esses ingredientes. E sirva ao gado na proporção de 0,2% do peso do animal.

Em outras palavras, se seu animal pesa 500kg, você deverá servir 1kg do alimento por dia.

 

Matéria seca

 

Quando servir com matéria seca, a melhor opção é dividir em três porções diárias.

A primeira será servida às 7h da manhã. A quantidade será de 30% de toda a matéria que será oferecida por dia.

A segunda porção sairá às 13h30, com 20% de toda matéria seca. Entre o meio dia e 15h, é o período de maior irradiação solar e o gado tem um consumo menor.

Por fim, a última porção será às 16h, com 50% de toda a nutrição seca do dia, que irá também sobrar para o período da noite.

 

Para matrizes

 

Para as vacas que estão em processo de aleitamento, a dose ideal é a mesma. Dentro de valores próximos a 1 g/kg de peso vivo. Ou seja, se a vaca pesa 300 kg deverá consumir 300g de sal proteinado/dia.

Agora que você já sabe a quantidade ideal de sal proteinado por animal, saiba tudo sobre esse importante elemento nutricional na nossa pecuária: Entenda como o uso potencializa os bovinos.

Se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse o canal da Boi Saúde no YouTube. Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro de forma gratuita!

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Até a próxima dica!

 
banner banner
 

6 pensou em “Consumo de sal proteinado por bovinos: quantidade”

  1. Onofre barbosa disse:

    Quantas gramas de sal proteínado com 3% de ureia posso dar para bezerros desmamado com 300 kilos….E devo colocar só a qualidade…ou deixar o cocho cheio ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Onofre, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Olá. Suas dicas são muito boas , você faz um trabalho excelente nos ajuda bastante .

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Ezequias, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  3. José Benedicto Gomes dos Santos disse:

    Gostaria de saber se a mistura que faço para engorda está certa: 3 sacos de fubazao, 1 de algodão, 1 de trigo, meio de soja, 2 sal branco, 1 mineral e .meio de uréia.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*