Ainda há muita confusão quando falamos sobre classificação da fase do boi de corte, além do peso e da idade.
É preciso ter clareza quanto ao preço e momento ideal de abate dos bovinos. E para esclarecer todas as dúvidas, a Boi Saúde irá te proporcionar mais do que informações.
Por isso, preparamos uma tabela, que pode ser visualizada ao fim do texto, para que você termine sua leitura com o maior conhecimento possível. Então, continue com a gente.
Por fim, lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar nos comentários. Será um prazer te responder.
Para que você entenda a tabela, considere a fase do animal, de acordo com a data de nascimento dele, ou a fase em termos de tempo e também o peso.
Com essas informações será possível promover um melhor planejamento de produção. Além disso, auxilia o produtor a negociar com mais prazo e melhores condições com os frigoríficos no momento certo da venda.
Não se esqueça, amigo produtor, que para chegar a esse peso indicado na tabela é preciso muita dedicação. Ou seja, um manejo adequado, bem-estar animal, suplementos no cocho e sanidade em dia, contribuem para uma pecuária de sucesso.
Tabela de classificação da fase do boi de corte
[table id=1 /]
Características principais de um touro para reprodução
Como o touro é o animal que tem uma vida mais longa na propriedade, saiba a importância e as principais características do bovino:
- Se for para raça de corte, opte pela raça Nelore ou Brahman. As duas têm boa qualidade no ganho de peso e são animais rústicos. Além disso, contam também com boa eficiência alimentar;
- Caso escolha pela Nelore, analise a mobilidade desse animal para saber se existem aprumos, cascos ou articulações, por exemplo;
- Observe narinas, boca largas e pescoço longo. Ombros largos em relação à traseira;
- Aparelho reprodutor e testículos devem estar saudáveis, bem desenvolvidos e com bom diâmetro escrotal;
- O prepúcio do animal tem que ser curto para diminuir a incidência de parasitas e lesões dentro da propriedade;
- Já no touro Brahman, o tórax precisa ser profundo, as costelas espaçadas. Lombos e garupas volumosas, orelhas médias e arredondadas.
E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica a seguir: Gado de corte: confira tudo o que sobre a atividade
Talvez você também se interesse por esses conteúdos:
Como manter o pasto para gado de corte?
Reprodução de gado de corte: a escolha da vaca
Como criar gado de corte em pequena propriedade
Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube. Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.
Novas orientações são publicadas toda semana. Tudo isso de forma totalmente gratuita!
Então, aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações. Acesse agora: Boi Saúde no Youtube
A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Até a próxima!
Como começar a criar gado de corte?
Em primeiro lugar, verifique se sua propriedade está apta para receber animais. A propriedade precisa ter uma boa pastagem e uma área de acordo com o número de cabeças que estará disposto a investir inicialmente.
Quais as principais características de um touro para reprodução?
Caso escolha pela Nelore, analise a mobilidade desse animal para saber se existem aprumos, cascos ou articulações. Além disso, observe narinas, boca largas e pescoço longo e também ombros largos em relação à traseira. Já o aparelho reprodutor e testículos devem estar saudáveis, bem desenvolvidos e com bom diâmetro escrotal.
Como promover um melhor planejamento de produção?
Utilize a tabela de classificação da fose do boi de corte que a Boi Saúde disponibiliza neste texto. Para que você entenda a tabela, considere a fase do animal, de acordo com a data de nascimento dele, ou a fase em termos de tempo e também o peso.
Como faço para meu boi de corte chegar no peso indicado na tabela?
Para chegar a esse peso indicado na tabela é preciso muita dedicação. Ou seja, um manejo adequado, bem-estar animal, suplementos no cocho e sanidade em dia, contribuem para uma pecuária de sucesso.
Boa planilha de referência porém tem “overlaps” entre as classificações de novilho e boi e entre um “gap” ao não classificar entre 600kg e 700kg (Boi ou Touro)!?? De qq maneira a iniciativa de esclarecer e divulgar fatos importantes da agropecuária é sempre bem-vinda! Parabéns!
Olá Alexandre, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Parabens e grato vai ajudar bastante a nos que estamos assumido varias propriedade em pouco tempo. Um abraço.
Olá Dr Fernando, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
E as fêmeas?
Olá Matheus, acesse o link a seguir que terá dicas e informações que podem lhe ajudar muito: https://dicas.boisaude.com.br/vaca-de-cria/