Como realizar corretamente apartação de bezerros?

Quanto maior o plantel, maior a dificuldade de apartação de bezerros. E nessa atividade do manejo, o bem-estar animal precisa estar sempre presente. Para facilitar seu dia e sua lida, a Boi Saúde vai te dar dicas sobre como proceder de forma eficaz, garantindo sempre bons resultados para sua produção.

O cuidado diário dos bovinos demanda habilidade para que todos tenham a sanidade animal em dia, além de outros protocolos necessários. Mesmo sendo animais mais novos, os bezerros também demandam essa energia no momento de serem fechados para o manejo. E não importa o motivo, controle de peso, aplicação de vacinas, entre outros.

 

O que é apartação de bezerros?

 

Quando os animais são separados em lote, de acordo com a idade. Em produções que atuam com bovinos de todas as idades e fases da pecuária, ter lotes de apartação de acordo com a idade, peso e condição corporal, facilita não só o manejo, mas o acompanhamento do desenvolvimento daquele gado.

E qual será a melhor forma para que todos recebam o manejo necessário?

 

Dicas para efetivar a apartação de bezerros 

 

No curral

Quando há necessidade de fechar o gado, separe os bezerros dos animais adultos. Uma dica aqui é fazer um corredor exclusivo para bezerros no curral. O tamanho da passagem deve ser equivalente a um animal novo, com altura e largura suficientes para eles e que impeçam o acesso dos adultos. As medidas podem ser entre 4m de largura e 100m de comprimento, com um vão de 4 m de largura e 95 centímetros de altura.

 

Na desmama

A primeira apartação de muitos bezerros começam aqui, na fase da desmama. É uma fase muito estressante para a matriz e o bezerro. Existem alternativas que não isolam completamente esses dois animais e mesmo assim, tem bons resultados para no processo da desmama.

Na hora do desmame, separe o pasto em dois, dividindo-os com um corredor de cerca. Nesse espaço, mantenha a matriz de um lado e o bezerro de outro. Dessa forma, haverá o contato visual e auditivo com a matriz. Esses sentidos são importantes para o desenvolvimento do animal, mesmo que o contato físico não aconteça. Nos primeiros dias, o bezerro ficará na divisa do corredor. Com o passar do tempo, irá se acostumar a viver de modo separado.

 

apartação de bezerros
Apartação de bezerros garante bons resultados na produtividade. – Foto: Pixabay

Na alimentação

 

Na introdução de alimentos sólidos, o bezerro pode usufruir da ração e nutrição, devido a competição no cocho com os animais maiores. Por isso, nessa fase tão importante, ter um espaço que atenda as necessidades físicas garante boa adaptação e engorda. Para saber como construir um espaço, acesse a dica: Creep feeding facilita a nutrição de bezerros. 

 

Foque na nutrição desde os primeiros meses de vida 

 

Suplementos nutricionais são ideais para bezerro? Vamos conferir:

  • ureia: o uso da ureia na pecuária precisa ser cuidadoso, principalmente, em novos animais. Pode ser utilizada todo ano e é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes. Na seca, é um ótimo aditivo, pois supre os nutrientes que ficam escassos na pastagem.
  • sal proteinado: aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Ainda, auxilia no aumento de peso gradualmente. A indicação é oferecer o sal proteinado para bezerros em todas as épocas do ano.
  • A virginiamicina é um suplemento que potencializa a engorda do gado. Produtores que garantem uma boa lucratividade não deixam de utilizá-la no cocho. Realize a suplementação com uma ração para bezerros. Os ingredientes para a ração para bezerros são: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina. Para ver as quantidades de cada ingrediente e o consumo diário para cada bezerro, receba o material completamente grátis aqui.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Como produzir um novilho precoce

 
Boi Saúde Logo Preto - Como realizar corretamente apartação de bezerros?

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


2 pensou em “Como realizar corretamente apartação de bezerros?”

  1. Rodrigo César disse:

    Muito bom essas dicas está ajudando muito no meu rebanho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo