Ter um bezerro saudável na propriedade é a meta de todo produtor. Prevenir um bezerro doente, evita até a perda do animal.
Os cuidados começam desde antes da monta e vão até a fase da desmama, passando pela introdução alimentar.
Principalmente no período pós-parto, quando a imunidade é muito baixa.
Com pequenos processos, é possível assegurar esses novilhos e garantir a produtividade nos negócios.
Vamos aprender quais são?
Cuidados para evitar bezerro doente na propriedade
Os cuidados começam antes mesmo da fecundação. Programar para que um bezerro nasça no período da seca é o mais adequado. Na temporada de calor excessivo, parasitas estão mais suscetíveis, assim como outras doenças. Além disso:
- Faça a cura do umbigo do animal recém-nascido. É por ele que as bactérias e parasitas entram no corpo do animal que ainda não está imunizado;
- A vermifugação também não pode ser esquecida. Portanto, as bicheiras podem ser prevenidas com o uso de ivermectina. O uso da mistura 1 ml desse componente com álcool iodado é suficiente;
- E sempre coloque a matriz e o bezerro em local separado do rebanho, conhecido como pasto-maternidade;
- Fique atento ao procedimento de amamentação. Se o bezerro não se adaptar às tetas da matriz, é porque essas podem ser grandes demais ou estão com baixa produção de leite;
- A diarreia é uma grande vilã. Quando o bovino nasce, a imunidade é baixa, então a diarreia em bezerros nos primeiros dias de vida é normal. Mas quando acontece fora do normal, o animal pode se desidratar e até morrer. Para tratar a diarreia adequadamente, acesse: diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como.
- Sirva alimentação específica no período pré-parto. É muito importante que a matriz chegue até o parto com todos os nutrientes necessários. Essa alimentação irá proporcionar o nascimento de bezerros saudáveis;
- Fique atento ao momento do parto. A partir do rompimento da bolsa, o bezerro tem o prazo normal de quatro horas para nascer. Caso passe esse tempo, será preciso uma intervenção para que não haja a morte do bezerro.
Importância do colostro
Ao nascer, o bezerro consome um alimento considerado a primeira vacina: o colostro.
Com tantos nutrientes naturais, o animal fica bem nutrido e adquire imunidade com o tempo, já que nasce com baixa resistência.
Não deixe de oferecer esse precioso leite ao bovino logo que nascer. E por qualquer motivo, a matriz não possa oferecer, faça uma mistura: Colostro para o bezerro produzido artificialmente.
Além disso, os cuidados vão além da fase pós-nascimento. No momento que o bezerro começar a se alimentar, forneça uma ração ideal para jovens bovinos.
Você não precisa comprar a ração pronta. Pode preparar na sua fazenda e saber realmente o que está sendo oferecido.
O passo a passo está disponível no link: Receita de ração para bezerros
Todas as fases de um bovino merecem cuidados específicos. Para ter uma produtividade acima da média e um bem-estar animal adequado, acesse nossas dicas no canal. Clique: Boi Saúde no YouTube.