Como evitar bezerro doente na propriedade?

Ter um bezerro saudável na propriedade é a meta de todo produtor. Prevenir um bezerro doente, evita até a perda do animal.

Os cuidados começam desde antes da monta e vão até a fase da desmama, passando pela introdução alimentar.

Principalmente no período pós-parto, quando a imunidade é muito baixa.

Com pequenos processos, é possível assegurar esses novilhos e garantir a produtividade nos negócios.

Vamos aprender quais são?

 

A vacinação de bezerros evita o adoecimento?
A vacinação de bezerros evita o adoecimento? – Foto: Reprodução Internet

Cuidados para evitar bezerro doente na propriedade 

 

Os cuidados começam antes mesmo da fecundação. Programar para que um bezerro nasça no período da seca é o mais adequado. Na temporada de calor excessivo, parasitas estão mais suscetíveis, assim como outras doenças. Além disso:

  •  Faça a cura do umbigo do animal recém-nascido. É por ele que as bactérias e parasitas entram no corpo do animal que ainda não está imunizado;
  • A vermifugação também não pode ser esquecida. Portanto, as bicheiras podem ser prevenidas com o uso de ivermectina. O uso da mistura 1 ml desse componente com álcool iodado é suficiente;
  • E sempre coloque a matriz e o bezerro em local  separado do rebanho, conhecido como pasto-maternidade;
  • Fique atento ao procedimento de amamentação. Se o bezerro não se adaptar às tetas da matriz, é porque essas podem ser grandes demais ou estão com baixa produção de leite;
  • A diarreia é uma grande vilã. Quando o bovino nasce, a imunidade é baixa, então a diarreia em bezerros nos primeiros dias de vida é normal.  Mas quando acontece fora do normal, o animal pode se desidratar e até morrer. Para tratar a diarreia adequadamente, acesse: diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como. 
  • Sirva alimentação específica no período pré-parto. É muito importante que a matriz chegue até o parto com todos os nutrientes necessários. Essa alimentação irá proporcionar o nascimento de bezerros saudáveis;
  • Fique atento ao momento do parto. A partir do rompimento da bolsa, o bezerro tem o prazo normal de quatro horas para nascer. Caso passe esse tempo, será preciso uma intervenção para que não haja a morte do bezerro.

 

Importância do colostro 

 

Ao nascer, o bezerro consome um alimento considerado a primeira vacina: o colostro.

Com tantos nutrientes naturais, o animal fica bem nutrido e adquire imunidade com o tempo, já que nasce com baixa resistência.

Não deixe de oferecer esse precioso leite ao bovino logo que nascer. E por qualquer motivo, a matriz não possa oferecer, faça uma mistura: Colostro para o bezerro produzido artificialmente.

Além disso, os cuidados vão além da fase pós-nascimento. No momento que o bezerro começar a se alimentar, forneça uma ração ideal para jovens bovinos.

Você não precisa comprar a ração pronta. Pode preparar na sua fazenda e saber realmente o que está sendo oferecido.

O passo a passo está disponível no link: Receita de ração para bezerros

 

Todas as fases de um bovino merecem cuidados específicos. Para ter uma produtividade acima da média e um bem-estar animal adequado, acesse nossas dicas no canal. Clique: Boi Saúde no YouTube. 

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*