fbpx

Medicamentos bovinos: descarte correto de embalagens

As embalagens de agrotóxicos e medicamentos bovinos demandam atenção e regras específicas de descarte para evitar problemas. Saber como proceder evita contaminação e melhora a orientação sobre o que fazer. Entenda os processos e evite danos na sua propriedade.
 

Por que descartar medicamentos bovinos corretamente? 

 
Alguns produtos, por terem substâncias tóxicas, não podem ser descartados como lixo comum. Cuidados para evitar a contaminação do solo, da água e até mesmo os animais e pessoas da propriedades precisam ser tomados.

Além de preservar o meio ambiente, o descarte correto de embalagens de agrotóxicos e medicamentos para bovinos contribui para evitar o acúmulo de lixo, já que muitas empresas recolhem suas próprias embalagens.

Uma dica é você consultar a Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual para orientação sobre o destino final do objeto.

Ainda, quando o produto estiver em uso, a embalagem deve ser armazenada em locais secos, arejados e protegidos da chuva. Evite também o contato com o sol para preservação da eficácia do produto.
 

Cuidados no armazenamento e compra produtos veterinários

 
O ideal é ter um espaço só para armazenar medicamentos para evitar possíveis contaminações.

Outro cuidado muito importante é sempre ficar atento ao prazo de validade antes da aplicação e uso do medicamento para não causar reações inesperadas.

No momento da compra, fique sempre atento a essa data para não adquirir algo muito em cima do vencimento, a não ser que seja para uso imediato.

E lembre-se sempre: consulte sempre seu veterinário de confiança.

 

Embalagens de agrotóxicos e medicamentos têm cuidados específicos para descarte a fim de evitar problemas
Embalagens de agrotóxicos e medicamentos têm cuidados específicos para descarte a fim de evitar problemas. – Foto: Reprodução Internet

Dicas para descarte de embalagens de medicamentos bovinos

 

1- Para embalagens de medicamentos e produtos veterinários, reserve um tambor para uso exclusivo de descarte provisório;

2- Alguns fabricantes disponibilizam embalagens de armazenamento dos produtos. Devem estar fechadas e armazenadas com identificação adequada;

3- Outras empresas indicam na nota fiscal, o local adequado de descarte das embalagens;

4- Em embalagens de produtos químicos e tóxicos, efetue a lavagem três vezes antes de inutilizá-la.  Além de fazer um furo para que nenhum líquido seja depositado.

Além dos medicamentos, outros tipos de descarte merecem atenção na propriedade, como a carcaça de um animal. Entenda as regras e evite problemas sanitários clicando no link: Como fazer o descarte de carcaças de bovinos?

Aprenda mais com a Boi Saúde no nosso canal de dias gratuitas no YouTube.

 

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×