Como cuidar de uma vaca urinando sangue

A sua vaca está urinando sangue, amigo produtor? Não só bovinos do sexo feminino podem apresentar esse problema de saúde. Bois e bezerros também estão sujeitos. Quais serão as causas que levam o gado a sofrer com esse incômodo? Vamos descobrir nesta dica!

Caso o produtor encontre rastros de sangue na propriedade, principalmente, em locais marcados, onde as vacas costumam urinar, é importante ligar o sinal de alerta e identificar o animal. A vaca pode estar com dor e desconforto e ainda, é preciso fazer um diagnóstico o mais breve possível para conhecer a causa e evitar que as demais também sejam acometidas pelo problema.

As causas de uma vaca estar urinando sangue podem ser as seguintes:

  • Quando consome uma planta tóxica, entre elas, a samambaia;
  • O animal está com tristeza parasitária bovina;
  • Ou quando há Braquiária Tanner Grass por perto e a vaca usufruiu dessa pastagem.

 

Ingestão de samambaia 

 

Das três causas, a ingestão de samambaia é a mais comum. Ao consumir essa espécie de planta, a vaca passa a urinar sangue, a partir da irritação de um mucosa na bexiga. Inclusive, pode levar ao desenvolvimento de câncer na região. Como você pode ler, o caso é sério. Por ter diversos princípios ativos que afetam a saúde, entre eles, substâncias cancerígenas, a samambaia produz um efeito como a radiação no organismo do bovino.

Nem todos os animais da propriedade consomem a samambaia e nem todos que a consomem ficam doentes. É comum animais que foram adquiridos fora da propriedade consumi-la.

 

Tratamento de vaca urinando sangue

 

Infelizmente, não há tratamento. Assim que diagnosticar que uma vaca está urinando sangue na sua propriedade, consulte o veterinário de confiança.

O profissional poderá avaliar as condições clínicas do animal e, dependendo do caso, realizar transfusão de sangue e uso de antibioticoterapia, tratamento para infecção pela administração de antimicrobianos.

Caso não haja possibilidade, a vaca que faz parte da pecuária leiteira pode ser destinada ao descarte como corte.

 

vaca urinando sangue
Ter vaca urinando sangue na propriedade pode ser sintoma de intoxicação por samambaia. – Foto: Pixabay

Prevenção de vaca urinando sangue

 

Verifique sempre como está a condição do seu pasto. A Boi Saúde orienta com frequência que rondas e vistorias sejam feitas para evitar parasitas, plantas invasoras e demais fatores que possam proporcionar doenças e afetar diretamente seu pasto e, consequentemente, a sua produtividade.

Caso o solo da propriedade seja ácido, mais propício para o surgimento da samambaia, realize a seguinte preparação: faça a calagem da região e depois, o plantio de feijão ou milho, por 24 meses seguidos. É uma forma segura de se livrar da samambaia e evitar que os bovinos sejam intoxicados.

 

Na minha propriedade não tem samambaia

 

Neste caso, amigo produtor, os outros dois motivos indicados no início do texto podem ser a causa.

A tristeza parasitária bovina é um tema tão impactante que a Boi Saúde preparou uma dica apenas sobre ela. Confira no link: Tristeza parasitária bovina: saiba como evitá-la.

E sobre o consumo da braquiária Tanner Grass, basta retirar o gado do local onde tem essa espécie de forrageira que a saúde se restabelece normalmente.

Referência:

Gado de leite: o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Oriel Fajardo de Campos, João Eustáquio Cabral de Miranda. – 3. ed. rev. e ampl. –Brasília, DF : Embrapa, 2012.

 
banner banner
 

🔴 O que fazer quando a vaca está urinando sangue?

O profissional poderá avaliar as condições clínicas do animal e, dependendo do caso, realizar transfusão de sangue e uso de antibioticoterapia, tratamento para infecção pela administração de antimicrobianos.

🔴 Quando uma vaca urina sangue o que pode ser?

Quando consome uma planta tóxica, entre elas, a samambaia, quando está com tristeza parasitária bovina, ou há Braquiária Tanner Grass por perto e a vaca usufruiu dessa pastagem. Existem outros casos, mas esses são os principais.

🔴 Prevenção de vaca urinando sangue:

Verifique sempre como está a condição do seu pasto. A Boi Saúde orienta com frequência que rondas e vistorias sejam feitas para evitar parasitas, plantas invasoras e demais fatores que possam proporcionar doenças.

🔴 Vaca urinando sangue: previna a ingestão de samambaia

Faça a calagem da região e depois, o plantio de feijão ou milho, por 24 meses seguidos. É uma forma segura de se livrar da samambaia e evitar que os bovinos sejam intoxicados.

 
Complete seus conhecimentos:

Intoxicação de bovinos por samambaia

Braquiária: entenda tudo sobre

 


banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week