A sua vaca está urinando sangue, amigo produtor? Não só bovinos do sexo feminino podem apresentar esse problema de saúde. Bois e bezerros também estão sujeitos. Quais serão as causas que levam o gado a sofrer com esse incômodo? Vamos descobrir nesta dica!
Caso o produtor encontre rastros de sangue na propriedade, principalmente, em locais marcados, onde as vacas costumam urinar, é importante ligar o sinal de alerta e identificar o animal. A vaca pode estar com dor e desconforto e ainda, é preciso fazer um diagnóstico o mais breve possível para conhecer a causa e evitar que as demais também sejam acometidas pelo problema.
As causas de uma vaca estar urinando sangue podem ser as seguintes:
- Quando consome uma planta tóxica, entre elas, a samambaia;
- O animal está com tristeza parasitária bovina;
- Ou quando há Braquiária Tanner Grass por perto e a vaca usufruiu dessa pastagem.
Ingestão de samambaia
Das três causas, a ingestão de samambaia é a mais comum. Ao consumir essa espécie de planta, a vaca passa a urinar sangue, a partir da irritação de um mucosa na bexiga. Inclusive, pode levar ao desenvolvimento de câncer na região. Como você pode ler, o caso é sério. Por ter diversos princípios ativos que afetam a saúde, entre eles, substâncias cancerígenas, a samambaia produz um efeito como a radiação no organismo do bovino.
Nem todos os animais da propriedade consomem a samambaia e nem todos que a consomem ficam doentes. É comum animais que foram adquiridos fora da propriedade consumi-la.
Tratamento de vaca urinando sangue
Infelizmente, não há tratamento. Assim que diagnosticar que uma vaca está urinando sangue na sua propriedade, consulte o veterinário de confiança.
O profissional poderá avaliar as condições clínicas do animal e, dependendo do caso, realizar transfusão de sangue e uso de antibioticoterapia, tratamento para infecção pela administração de antimicrobianos.
Caso não haja possibilidade, a vaca que faz parte da pecuária leiteira pode ser destinada ao descarte como corte.
Prevenção de vaca urinando sangue
Verifique sempre como está a condição do seu pasto. A Boi Saúde orienta com frequência que rondas e vistorias sejam feitas para evitar parasitas, plantas invasoras e demais fatores que possam proporcionar doenças e afetar diretamente seu pasto e, consequentemente, a sua produtividade.
Caso o solo da propriedade seja ácido, mais propício para o surgimento da samambaia, realize a seguinte preparação: faça a calagem da região e depois, o plantio de feijão ou milho, por 24 meses seguidos. É uma forma segura de se livrar da samambaia e evitar que os bovinos sejam intoxicados.
Na minha propriedade não tem samambaia
Neste caso, amigo produtor, os outros dois motivos indicados no início do texto podem ser a causa.
A tristeza parasitária bovina é um tema tão impactante que a Boi Saúde preparou uma dica apenas sobre ela. Confira no link: Tristeza parasitária bovina: saiba como evitá-la.
E sobre o consumo da braquiária Tanner Grass, basta retirar o gado do local onde tem essa espécie de forrageira que a saúde se restabelece normalmente.
Referência:
Gado de leite: o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Oriel Fajardo de Campos, João Eustáquio Cabral de Miranda. – 3. ed. rev. e ampl. –Brasília, DF : Embrapa, 2012.
🔴 O que fazer quando a vaca está urinando sangue?
O profissional poderá avaliar as condições clínicas do animal e, dependendo do caso, realizar transfusão de sangue e uso de antibioticoterapia, tratamento para infecção pela administração de antimicrobianos.
🔴 Quando uma vaca urina sangue o que pode ser?
Quando consome uma planta tóxica, entre elas, a samambaia, quando está com tristeza parasitária bovina, ou há Braquiária Tanner Grass por perto e a vaca usufruiu dessa pastagem. Existem outros casos, mas esses são os principais.
🔴 Prevenção de vaca urinando sangue:
Verifique sempre como está a condição do seu pasto. A Boi Saúde orienta com frequência que rondas e vistorias sejam feitas para evitar parasitas, plantas invasoras e demais fatores que possam proporcionar doenças.
🔴 Vaca urinando sangue: previna a ingestão de samambaia
Faça a calagem da região e depois, o plantio de feijão ou milho, por 24 meses seguidos. É uma forma segura de se livrar da samambaia e evitar que os bovinos sejam intoxicados.
Complete seus conhecimentos:
Intoxicação de bovinos por samambaia