Nutrição para gado de leite: confira a receita

Gostou? Compartilhe!

Escolher a melhor nutrição para gado de leite é uma das principais dúvidas dos produtores que atuam nesse tipo de pecuária. Por isso, a Boi Saúde explica hoje qual é a melhor nutrição para o gado de leite. Afinal, a nutrição é fundamental para uma boa produtividade.

Além disso, você terá acesso a uma receita totalmente gratuita capaz de render até 15 litros de leite por dia. Para conferir, continue por aqui com a gente.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou do conteúdo. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos lá!
 

 

Em primeiro lugar, a produtividade leiteira está diretamente ligada à nutrição para gado de leite. Como alternativa, existe uma ração que pode ser servida ao gado leiteiro. Para isso, é necessário dividir a lactação do animal em três fases:

1- Período pré-parto: nessa fase, é necessário observar o escore corporal do animal. Lembrando que escore muito alto ou muito baixo pode trazer problemas no momento do parto. Se estiver equilibrado, sirva somente pastagem e um bom concentrado. Já será o suficiente.

2- Início da lactação: a lactação no período pós-parto tem uma crescente que dura até 60 dias. Quando atinge esse período, a vaca se encontra no pico da lactação. O indicado nesse momento é maximizar a alimentação servida a esse animal. E mesmo com essa ação, o produtor irá perceber que o escore tenderá a diminuir, pois esse alto consumo não atende o gasto de energia para essa lactação e para esse aumento.

3- Fase intermediária: após 60 dias do parto, a lactação diminui, mesmo assim, não diminua a quantidade de ração servida ao animal. Afinal, esse momento é importante para recuperar o escore corporal para as próximas crias, por exemplo.

 

Nutrição para gado de leite é fundamental para boa produtividade
Nutrição para gado de leite é fundamental para boa produtividade. – Foto: Reprodução Internet

Receita de nutrição para gado de leite

 

A receita disponível gratuitamente no link abaixo é composta por 20% de proteína e poderá render até 15 litros de leite por dia.

Entre os ingredientes estão fubá de milho, farelo de soja, ureia, sal mineral, monensina sódica ou virginiamicina e fosfato de cálcio. Ou seja, componentes fáceis de serem encontrados no mercado agropecuário.

A ração deve ser servida em duas porções: pela manhã e à tarde. No entanto, lembre-se: a pastagem deve ser de boa qualidade sempre.

Por fim, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica A silagem substitui o pasto?

Agora, queremos saber: essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

 

Conteúdo em vídeo

 

Contudo, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! Pois é. É isso mesmo que você acabou de ler! Acesse:  Boi Saúde no YouTube.

A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Qual a melhor nutrição para o gado leiteiro?

A produtividade leiteira está diretamente ligada à nutrição para gado de leite. Como alternativa, existe uma ração que pode ser servida ao gado leiteiro. Sendo assim, é necessário dividir a lactação do animal em três fases: período pré-parto, início da lactação e fase intermediária.

Como fazer uma receita de nutrição para gado de leite?

Entre os ingredientes estão fubá de milho, farelo de soja, ureia, sal mineral, monensina sódica ou virginiamicina e fosfato de cálcio. Ou seja, componentes fáceis de serem encontrados no mercado agropecuário.

Quantas vezes ao dia devo alimentar meu gado de leite?

A ração deve ser servida em duas porções: pela manhã e à tarde. No entanto, lembre-se: a pastagem deve ser de boa qualidade sempre.

A receita de nutrição pode render quantos litros de leite?

A receita disponível gratuitamente neste post do blog da Boi Saúde é composta por 20% de proteína e poderá render até 15 litros de leite por dia.

4 pensou em “Nutrição para gado de leite: confira a receita”

  1. Bom dia,precisava de uma explicação,na receita as 500g de total leite premium,é um premix? É que estou em angola e não sei se consigo cá

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rui, obrigado por nos acompanhar, para tirar suas dúvidas contate-nos pelo WhatsApp, número: (17) 4141-3292.

  2. Anderson Airton de Azevedo disse:

    Bom dia,caso eu fosse fazer uma mistura de ração com esses ingredientes milho, soja e caroço de algodão para vacas leiteiras, qual seria a melhor porcentagem de cada ingrediente?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Por favor, baixe a receita no link https://boisaude.com.br/racao-gado-leite e obtenha a porcentagem correta de cada ingrediente, bem como o consumo recomendado animal/dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*