Como amansar boi na lida do dia-a-dia

Acalmar os bovinos nas tarefas diárias evita o estresse e proporciona mais qualidade de vida ao rebanho. Alguns produtores utilizam choques, espetos, pedaços de madeira para manejar os animais. Todos esses utensílios são incorretos e não devem fazer parte da pecuária. Hoje vamos aprender corretamente como amansar boi na lida do dia-a-dia.

 

 

O estresse diminui a quantidade e qualidade do gado de leite e também afeta o ganho de peso do gado de corte por produzir o hormônio cortisol, que também altera a qualidade dos produtos que serão oferecidos.

 

Saiba como amansar boi na lida do dia-a-dia

 

Toda vez que os animais forem manejados, analise a iluminação do local. Os bovinos têm visão muito boa e quando a iluminação muda, causa o receio de entrar naquele local. Se o manejo for no período da noite, utilize a iluminação indireta no rebanho.

Outra dica é nunca colocar nenhum objeto metálico no curral, tronco, pasto ou outros lugares frequentados pelos bovinos. O reflexo da luz solar feito por esses objetos incomoda e faz com que eles empaquem.

 

Como amansar boi na lida do dia-a-dia
Saiba como acalmar os bovinos no dia a dia. – Foto: Reprodução Internet

Sempre que algum animal estiver empacado na propriedade, não o force a seguir em frente ou entrar no local que está evitando. Assim o sofrimento será sempre vinculado, pois os bovinos têm boa memória e toda vez que for preciso transferi-lo, o produtor terá trabalho.

Ao fechar os animais, abra os  portões do tronco. Os animais irão transitar livremente e se habituar ao local. Todas às vezes que esse tipo de trabalho for feito, não haverá problema, devido a tranquilidade proporcionada anteriormente. Para saber mais detalhes sobre fechar o gado, clique: Como fechar o gado sem transtorno.

Quando o animal estiver preso no curral, sirva a alimentação e espere a ruminação. A hora que os animais forem liberados de volta ao pasto, estarão mais tranquilos, sem episódios de agressões, lesões. A saída será mais suave para o pasto.

Perca um pouco de tempo com os animais. O verdadeiro pecuarista é aquele que trata bem seu rebanho e tem prazer em proporcionar um bem-estar animal adequado, respeitando a vida deles desde o nascimento.

 
banner banner
 

5 pensou em “Como amansar boi na lida do dia-a-dia”

  1. Rafael Santos de Oliveira disse:

    Cara lamento enformar q na minha lida normalmente .. ho gado se irrita aí não deixa de ter um conflito ..kkkkk mais legal as dicas já mim ensinaram .trago na memória..🤣🤣🤠🤠🤠🤠🤠👻

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rafael, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando nossas dicas!

  2. Bom Dia , eu a costumo colocar vacas mansas com e gado arisco deixo uma semana para padrinha para retira o mesmo .

  3. Angela Maria disse:

    Bom dia ! Aluguei um pasto onde existem grota. Consegui retirar alguns . Ficando 5 cabeças nesse local . Não conseguindo capitar esses animais ficando arisco . O que fazer. Não consigo nem chegar por perto. Por favor me dê uma dica .Att

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week