Importância da água para o gado

Partindo do princípio de que todo ser vivo precisa de água, por que o gado ficaria de fora? Um elemento fundamental para a produtividade da pecuária, nesta dica vamos indicar sobre a importância da água para o gado.

Não importa a qualidade e quantidade de matéria seca e de nutrição que seu gado usufrui por dia, se a água está abaixo do consumo esperado, não só em relação aos litros, mas também no estado do líquido que é ingerido, a sua lucratividade não será a esperada. Bovino hidratado não perde o peso, manter a saúde em dia e evita diversas doenças.

 

Importância da água para o gado

 

Engorda e manutenção de peso 

Para que a engorda seja efetiva, o ideal é que o bovino consuma 45 litros de água por dia. Isso mesmo, amigo produtor, 45 litros de água por cabeça. Se quiser outra forma de contabilizar esse número é o consumo de três litros de água a cada três quilos de matéria seca consumida em um único dia.

 

Nutrição e hidratação 

O bovino não tem reserva de água no organismo. Toda vez que sente falta de água, o corpo dele tende a buscar em órgãos para suprir a demanda. Consequentemente, nos músculos, o que causa perda de peso imediata. Para saber se o consumo está de acordo com o esperado, instale registros que funcionam como medidores nas tubulações que chegam até os bebedouros dos animais. Acompanhe por 10 dias a quantidade de litros consumidos e a divida pelo número de cabeças.

 

A importância da água para o gado vai além da produtividade. Foto: Fernando Rubber Tank
A importância da água para o gado vai além da produtividade. – Foto: Fernando Rubber Tank

Cuidados com a água 

 

Cor, temperatura, sabor. Todos esses aspectos interferem diretamente na sua produtividade. Parece besteira, mas não é. A água precisa ter acesso livre e estar em boas condições de consumo, que deve ser a mesma para humanos.

Vamos te fazer uma pergunta, amigo produtor. Você beberia a água servida para seu gado? Se sua resposta não for SIM, logo de cara, seus animais podem estar correndo o risco de serem contaminados por diversas doenças e até de morte.

O consumo de água contaminada por fungos e bactérias é mais que comum que se pensa. O gado bebe água suja, quando está em ponto de inanição, ou seja. não encontra nenhuma outra para beber. Por isso, tenha sempre bebedouros em locais estratégicos no pasto. Vamos evitar o sofrimento animal, além da sede.

Para complementar essa dica, acesse outra exclusiva sobre o assunto: O que fazer quando o boi bebe água contaminada?. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Importância da água para o gado

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami