Bezerros: farelo de soja para bovinos de corte

A dieta de alto concentrado é muito utilizada na pecuária. Entre os concentrados, está a soja, que repõe os nutrientes que a pastagem não oferece. Mas será que oferecer farelo de soja para bovinos de corte quando bezerros é permitido?

Como a pecuária brasileira está com a qualidade cada vez maior pelo empenho dos pecuaristas, a demanda interna e o mercado internacional aumentam a necessidade de produzir mais gado de corte. Por isso, manter uma alta produtividade para atender a esse cenário é essencial. Mas para isso, incluir alimentos de baixo custo e com rápidos resultados, é fundamental.

A soja pode ser oferecida de diversas formas, grãos, silagens e também no confinamento. Caso atue com esse sistema, confira a dica: Uso da soja no confinamento de gado.

 

Bezerros: farelo de soja para bovinos de corte
Bezerros: farelo de soja para bovinos de corte – Foto: Reprodução Internet

Bezerros: farelo de soja para bovinos de corte

 

É suplemento mais utilizado na alimentação bovina. Tem um alto valor proteico, em torno de 17%, com altas doses de energia. Além de proporcionar uma alta taxa de digestão. Indica-se não misturar mais que 20% na ração.

Mas vamos ao foco da pergunta: a soja pode ser oferecida para bezerros?

Sim, ela pode, desde que em forma de farelo e, de preferência, misturada ao milho. A idade ideal para inicio do oferecimento da mistura é entre 90 dias e nove meses. Ou seja, o produtor só deve iniciar essa introdução alimentar após a desmama.

A proporção da mistura ideal com soja é:

  • Proteína bruta (entre 16% a 20%). Pode ser milho com farelo de soja, na composição de 21%. Ou milho com ureia, que deve ter o uso com cautela, na porcentagem entre 3% e 4%;
  • Baixo nível de fibra.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Suplementação para bezerros em todas as fases. 

Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube

E qualquer dúvida, conte com a Boi Saúde! Escreva nos comentários que logo iremos te responder.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*