O couro de gado tem bom valor comercial na pecuária brasileira interna e também externa. Manchas e marcas no couro causam desvalorização do animal e consequentemente no valor que será comercializado. Por isso, amigo produtor, fique atento aos cuidados para obter bom couro.
Não é preciso um manejo específico para evitar problemas que causem danos e mal aspecto do couro. São ações diárias, mas que fazem parte do dia a dia da lida e que não irão atribuir mais trabalho na sua rotina. Basta ter atenção aos detalhes e garantir melhor aproveitamento desse recurso que é tão utilizado em diferentes mercados como vestuário.
Cuidados para obter bom couro de gado
Evitar parasitas
Os parasitas são grandes responsáveis por causar danos ao couro do animal.
A berne, parasita transmitido por larvas das moscas da espécie Dermatobia hominis, é um deles. É muito comum em regiões quentes, já que a mosca ataca os bovinos que se protegem do sol embaixo das árvores que são abrigos desses insetos. Pode prejudicar o couro, proporcionando aspectos negativos para a comercialização. Para saber mais, acesse: Berne em bovinos: como tratar e prevenir.
A infestação por larvas da mosca varejeira (Cochliomyia hominivorax) provoca lesões nos animais. As larvas desenvolvem-se nos tecidos superficiais dos bovinos, provocando perda de peso e, em casos mais graves, a morte. O impacto econômico está relacionado à redução da produtividade de carne e leite, desvalorização do couro em consequência das lesões e gastos com medicamentos utilizados no tratamento preventivo e curativo.
Para evitar e tratar o problema, acesse: Tratamento de parasitas a pasto.
Elimine espetos e choques no couro de gado
Tocar o gado com espetos e choques podem sim prejudicar o couro, além de ir contra todos os conceitos do bem-estar animal. Ter elementos na propriedade que proporcionem conforto aos bovinos só trará pontos positivos. Entre as ideias, está a escovação dos pelos dos bovinos, garantem o bem-estar animal e minimizam o medo.
Algumas empresas já disponibilizam troncos prontos com escovas para serem inseridos nos pastos, assim o próprio animal pode ser escovar. Até mesmo o pequeno produtor pode elaborar a sua, há vários modelos disponíveis na internet para montagem própria com madeiras e escovas de reuso, inclusive. A escovação também promove a retirada de carrapatos e outros parasitas que causam doenças e desconforto.
Vacinas
No momento da aplicação da vacina, é importante ter cuidados específicos, não só para o processo ter a efetividade esperada, mas para não prejudicar o couro. Inclusive, a má aplicação pode causar até abcesso, o que proporciona prejuízos econômicos. Fique informado sobre o tema com a dica: Como evitar carne com abscesso?.
Alimentação e pelos
Os bovinos são típicos animais que refletem beleza de dentro para fora. É perceptível um bom cuidado na pelagem do gado. Alimentos de boa qualidade garantem sedosidade e também evita falhas. Se seus animais participam de exposições, o cuidado aqui deve ser redobrado, pois muitos produtores observam a saúde do animal pela qualidade do pelo.
E quando identificar que seu gado não está se alimentando direto, é possível converter a situação. Acesse: Quando o gado de corte não está consumindo a nutrição.