fbpx

Como resolver o problema de sal empedrado

Em tempos de sufoco como a seca, nada melhor do que promover a melhor produtividade e manter a expectativa de ganho de peso. Um problema comum na pecuária, o sal empedrado, pode ser resolvido de forma bem simples.

Para obter bom resultado na engorda, a Boi Saúde aconselha manter a atenção em todas as partes da nutrição, inclusive a qualidade do sal no cocho.

Por isso, nesta dica, vamos te ensinar como evitar que o sal empedre no cocho. Assim, amigo produtor, sua propriedade fica longe dos prejuízos e potencializa o consumo para engordar o boi no cocho.

O oferecimento do sal é realmente muito importante na pecuária. Afinal, supre as necessidades de proteína na seca e minerais nas águas. Ou seja, oferecer o ano todo indica que o produtor é preocupado com a nutrição. Além disso, também evita a perda de peso na época sem pasto, pela falta de chuvas.

 

 

Quando o produtor se depara com o sal empedrado no cocho, sabe que terá problemas na aceitação pelo gado.

E como o manejo toma boa parte do seu dia, ficar triturando essa pedra, não é a melhor solução, não é mesmo?

E já que existem vários sais, saiba qual o melhor para sua produção: Tipos de sal bovino: qual o melhor para o gado?

 

Por que o sal empedra no cocho? 

 

Existem motivos que podem levar o sal empedrar no cocho. Alguns deles são:

  • Umidade. Em épocas ou regiões de muita chuva, o problema pode acontecer com maior frequência;
  • Manejo incorreto. Quando o sal fica exposto muito tempo no cocho. Nesse caso, o produtor pode estar colocando uma quantidade maior que a indicada para o consumo.

Por citar em consumo, quer saber se o gado está comendo na quantidade certa?  Basta estudar o escore do cocho. Você aprende como fazer aqui: Como medir o escore de cocho?

 

Sal empedrado: engordar boi no cocho
Sal empedrado: engordar boi no cocho – Foto: Fazendas Bergamini

Como evitar o sal empedrado no cocho 

 

Em primeiro lugar, a solução está em uma farinha muito conhecida por nós, pecuaristas, o fubá. Isso mesmo, amigo produtor. Quando for inserir o sal no cocho, faça uma mistura com ele.

A função é retirar o excesso de umidade que faz com que o sal vire pedra. Outra vantagem do fubá é o sabor agradável que faz com que o consumo seja mais efetivo e evita a rejeição.

Em segundo lugar, sempre que for trocar a nutrição do gado, seja sal, seja a ração, insira um pouco de fubá. É uma dica econômica que trará muitos benefícios na nutrição dos seus bovinos.

Caso esteja passando por esse problema, te orientamos melhor no link: Evite a rejeição no consumo de sal mineral bovino.

Contudo, se você tem dúvidas sobre a quantidade ideal de sal proteinado, preparamos uma orientação sobre o assunto. É só clicar e adquirir mais conhecimento sobre como manter seu gado bem nutrido: Quantidade de sal proteinado por animal. 

Por fim, se você prefere dicas em formato de vídeo, a Boi Saúde tem também. Nosso canal no YouTube tem conteúdo gratuito que pode ser acessado a qualquer momento. Esperamos sua visita. Aproveite o acesso e se inscreva: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

4 pensou em “Como resolver o problema de sal empedrado”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Eugênio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*