A grande maioria dos pecuaristas do Brasil trabalham com engorda a pasto, pois garante uma boa lucratividade.
Saiba mais sobre o assunto na dica de hoje da Boi Saúde. Acompanhe!
A pecuária tem se modernizado a cada ano, principalmente com o avanço da tecnologia que nos surpreende com inovação direcionada ao setor. Porém, alguns processos não precisam de muitos equipamentos, como a engorda a pasto.
Na fase de terminação, alguns produtores são adeptos do confinamento que é válido porque tem bons resultados.
Mas nem todas as propriedades têm condições de fazer esse processo devido a estrutura física. Então a engorda a pasto é feita desde o nascimento da cria até a terminação.
Prazo ideal para a engorda a pasto
Todo esse ciclo pode acontecer no prazo de 18 meses. Você faz o descarte dos animais com no máximo 20 meses e obtém uma grande lucratividade.
O uso do sal proteinado é muito importante para obter esse resultado. Para o período da seca, o importante é utilizar uma receita de sal proteinado que preparamos.
Além disso, é interessante conhecer o conjunto de metas do Boi 777, que garante 7 arrobas na cria, 7 na recria e 7 na engorda.
O rodízio de pastagem é uma ação preciosa que garante pasto de boa qualidade e com quantidade suficiente durante todo o ano.
Depois, o produtor também deve investir em raças adequadas para nosso clima e solo. Isso garante um bom ganho de peso na engorda no regime de pastagem.
Temos outra dica que talvez você também tenha interesse: Engorda de boi a pasto: tire suas dúvidas
Melhor período para iniciar
A principal dica é dar início no começo das águas, entre meados de setembro, começo de outubro.
Trabalhando essa primeira época das águas, chegará à seca e você fará o descarte dos animais no segundo período das águas, ou seja, esses animais não passaram por uma segunda seca, que traz prejuízos para a qualidade da pastagem para o gado.
Não há dificuldade na implementação desse processo e a engorda a pasto da sua propriedade terá grande sucesso.
Suplemento alimentar para gado de corte
Existem outros suplementos alimentares utilizados na pecuária que garantem uma produtividade expressiva. No início do texto já mencionamos um deles: o sal proteinado.
No entanto, existem outros que além de terem um papel fundamental para a manutenção de peso e engorda, atuam protegendo o organismo, evitando doenças e até parasitas. São eles: virginiamicina, sal mineral, ureia, além dos prebióticos e probióticos.
Cada um dos suplementos têm seus cuidados básicos na hora da oferta, bem como as melhores épocas para serem oferecidos no cocho. Para mais detalhes, confira a dica Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los
Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio.
Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!
Prezados, bom dia.
Sou produtor na Bahia e com o aumento dos insumos estou em busca de fontes alternativas de fosforo.
Gostaria de saber se posso usar superfosfato simples (aquele vendido como adubo) como fonte de fósforo para o gado.
Att.,
Faz. Longar
Olá Tarcisio, boa tarde. Obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Boa tarde sou de passo do sobrado-rs
A venda para frigorifico animal e pago em peso vivo ?
Como funciona o peso se carcaça ?
Olá João, muito obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br
Boa tarde. Preciso saber sobre o curso de Cria de bezerros.. aguardo seu retorno. Obrigado
Olá Fábio, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Gostaria de saber qual melhor sal para eu dar meu gado de corte
Olá Fabrício, nós possuímos dicas que podem lhe ajudar bastante, para saber mais acesse o link a seguir:https://dicas.boisaude.com.br/tipos-de-sal-bovino-qual-o-melhor-para-o-gado/