A monensina sódica é um aditivo que facilita a vida do produtor rural. Está surpreso? Ao longo do texto, vamos te dar motivos para você entender porque a Boi Saúde utiliza essa afirmação. Muito além de explicar os benefícios, vamos te orientar quanto ao uso próximo ao abate. Será que é necessário suspender antes do envio ao frigorífico?
A monensina é um aditivo que elimina as bactérias gram-positivas, atuando diretamente na eficiência alimentar dos ruminantes, promovendo aumento de peso. Para o gado confinado, ainda melhora a conversão e digestão dos alimentos.
Se você ainda não sabe o que é e a importância, clique: Eficiência alimentar de bovinos.
Pode ser oferecida para bovinos em sistema de pasto e confinamento. No pasto, os animais submetidos a esse aditivo estão menos expostos à intoxicação.
Um alerta importante: caso tenha cavalos e suínos na sua propriedade fique atento. A substância é tóxica para esses animais.
Sobre o uso, é recomendada a dose indicado pelo fabricante.
Para potencializar o uso, você pode usar a virginiamicina como aliada: Criação de gado de corte: efeitos da virginiamicina e monensina.
E se quiser ter mais produtividade, use o sal proteico energético. A Boi Saúde te ensina a fazer o preparado ideal: Sal Proteico Energético.
E agora, vamos partir para o principal foco do texto.
Posso usar a monensina sódica próximo ao período de abate?
Pode sim!
A monensina sódica não deixa resíduo na carne. E não há a necessidade de período de carência quando o gado está próximo de ser enviado ao frigorífico para o abate.
Isso porque não há evidência que comprove que a monensina sódica se acumule nos tecidos de animais. O que justifica a não necessidade de suspensão do uso.
Conteúdo complementar:
- Diferença entre monensina sódica e virginiamicina;
- Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto;
- Monensina para gado de leite.
Prefere as dicas em formato de vídeo? A Boi Saúde te convida a conhecer nosso canal do YouTube.
Conteúdo acessível e prático para você aumentar cada vez sua produtividade.
Acesse: Canal Boi Saúde no YouTube.
Referência:
Nicodemo. Maria Luiza Franceschi Uso de aditivos na dieta de bovinos de corte I Maria Luiza Franceschi Nicodemo. — Campo Grande: Embrapa Gado de Corte. 2001 . 54 p. — (Documentos I Embrapa Gado de Corte. ISSN 1517- 3747 ; 106).