A recria de gado de corte é a fase mais extensa do gado de corte. Com duração de 12 meses, a recria tem início no desmame e vai até quase a fase de acabamento e terminação desses animais. Geralmente, a última fase acontece quando os animais estão com o peso vivo de 350 quilos. Além disso, a recria é uma fase com o grande desafio de ganhar sete arrobas por animal. Quais processos no manejo o produtor precisar seguir para atingir o ganho adicional na fase de recria?
A recria é uma fase de engorda rápida, só a ração mais o pasto não são suficientes. Por isso, a atenção ao oferecimento de suplementos precisa ser redobrada. Vamos falar sobre…
Ganho adicional na fase de recria
Amigo produtor, sendo bem direto e sem segredos, a melhor estratégia está no cocho, na nutrição que você oferece aos seus bovinos. São os suplementos que vão garantir ao seu negócio uma engorda com resultados rápidos, conforme a fase da recria pede.
Para impactar diretamente nos seus resultados, você precisa inserir diariamente:
- virginiamicina. Para saber tudo sobre o uso, acesse: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto;
- sal proteinado;
- sal mineral.
Qual o melhor sal para recria?
Geralmente, o sal proteinado faz parte da rotina de criação da recria. O produtor precisa observar se o peso dos animais está em crescimento de acordo com a média que é de 400 gramas/dia/animal. Caso o sal proteinado não esteja com o resultado satisfatório, você pode testar com o sal mineral.
Mas o produtor precisa ter consciência de que um grupo de fatores é responsável pelo sucesso da manutenção e engorda da recria. Alimentação adequada, que inclui ração, suplementos, sal, pasto e água, precisa ser de primeira qualidade de feita com manejo correto.
Alimentação na fase de recria de gado de corte
Tem uma ração mais indicada? Para conquistar esse resultado, uma receita de ração para recria baseada em 18% de proteína que pode ser servida em cochos na pastagem é a solução.
Os ingredientes são:
- milho moído;
- farelo de soja;
- ureia;
- sulfato de amônia;
- bicarbonato de cálcio;
- virginiamicina.
Não esqueça de selecionar produtos de qualidade para que a ração seja a mais nutritiva possível.
Para obter a receita, acesse: Ração de Recria.
Por que usar virginiamicina na fase da recria?
Como já dissemos, por ser a fase mais extensa do gado de corte, é necessário um reforço extra para garantir a meta estipulada para o período. A virginiamicina é um composto antimicrobiano. Foi descoberto na Bélgica na década de 50. É um princípio ativo que melhora a produtividade e desempenho do gado. Estudos indicam aumento de 15% do peso vivo ao mês. O composto é uma tecnologia que permite ao animal uma melhor performance dentro das condições oferecidas pelo produtor e com entrega de um bom resultado. Ainda, melhora a imunidade. Promove crescimento quando utilizado em baixas doses.
Melhora na absorção de nutrientes, a digestão e na conversão alimentar. É baseado na fermentação de cepas de bactérias Streptomyces virginae. Ainda, reduz doenças metabólicas e abscessos hepáticos. Contudo, para os produtores adeptos da dieta de alto-grão gera um alto benefício contra a acidose.
Não esqueça do básico
O vermífugo faz parte da lista de cuidados na recria. Já que elimina os parasitas que causam perda de peso e danificam o couro do animal. Outro fator causado pelos parasitas, é a má impressão estética. Pois, gado com esse aspecto tem baixo valor comercial por aparentar mau cuidado.
Manejo sanitário na recria de gado de corte
Seguindo as recomendações da Embrapa, o manejo sanitário na recria, principalmente para bovinos machos, envolvem a vacinação, dentro do calendário estipulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É importante também acompanhar as ações regionais da Vigilância Sanitária do seu estado e município.
As vacinas contra aftosa e carbúnculo são obrigatórias.
Para completar o manejo dessa fase, acesse: Os melhores cuidados na recria.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Os melhores cuidados na recria