Os melhores cuidados na recria

A recria é a fase mais extensa da criação do gado de corte. Com duração de 12 meses, tem início no desmame e vai até quase a fase de acabamento e terminação desses animais. Geralmente, a última fase acontece quando os animais estão com o peso vivo de 350 quilos. Porém, é preciso dispensar específicos cuidados na recria.

Esses cuidados não são segredos para produtores que zelam constantemente pela saúde e bem-estar dos seus animais. Entretanto, como essa fase é longa, a manutenção deve ser feita diariamente.

 

Cuidados na recria vão desde a qualidade da pastagem até a vacinação em dia
Cuidados na recria vão desde a qualidade da pastagem até a vacinação em dia. – Foto: Reprodução Internet

Cuidados na recria

 

Entre esses cuidados na recria está a atenção na nutrição. Além de um bom pasto, com altura e quantidade adequada, suplementos precisam ser oferecidos. Apenas a ração e a pastagem não proporcionam todos os compostos necessários. Por isso, oferecer suplementos que reforçam e evitam a perda de peso é importante. Esses suplementos também combatem parasitas que propagam doenças graves como carrapato, berne e mosca de chifre.

Ainda sobre as pastagens, divida os pastos da propriedade em piquetes. Sabe-se que apenas 5% dos parasitas estão nos animais e 95% nas pastagens, então com o pastejo rotacionado, você diminui as chances de contágio;

O vermífugo faz parte da lista de cuidados na recria. Ele elimina os parasitas que causam perda de peso e danificam o couro do animal. Outro fator causado pelos parasitas, é a má impressão estética. Pois gado com esse aspecto tem baixo valor comercial por aparentar mau cuidado.

Fique atento ao período da seca. As pastagens costumam perder os nutrientes naturais por falta de chuvas. Então, os sais mineral e proteinado entram como grandes aliados na nutrição bovina no cocho.

O calendário de vacinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assim como as Vigilâncias Estadual e Municipal devem ser seguidos à risca. As vacinas são garantia de qualidade e a produção é assegurada. E que não há riscos de transmissão de doenças para outros animais e aos consumidores.

Com todas essas informações, é possível fazer uma recria saudável com um ótimo valor de mercado para alavancar sua produtividade.

 

As vacinas mais importantes podem ser conferidas na dica: Vacinas obrigatórias em bovinos no Brasil.

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Fase do gado de corte: saiba como classificá-la

 
Boi Saúde Logo Preto - Os melhores cuidados na recria

Ração de Recria:
Receba grátis uma receita de ração para recria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo