Não mantenha todo o gado no mesmo pasto


Entenda o benefício de separar o gado em piquetes e melhorar o pasto para o gado.

Alguns produtores mantém o todo o gado no mesmo pasto. Essa ação dificulta muito o dia a dia da propriedade. Imagine no momento de embarcar os animais que já estão prontos para o abate, ter que separar esse bovino dos demais. Outro fator é a acomodação de animais jovens e mais velhos no mesmo local, competindo pela ração no cocho. Os mais jovens, por serem menores, têm dificuldade de acesso ao alimento.

Sem título 64 300x182 - Não mantenha todo o gado no mesmo pasto

Como melhorar o pasto para o gado

Faça divisões dentro do próprio pasto. Entre todos os aspectos mais importantes é a separação de um pasto para a maternidade, onde serão mantidas as matrizes e os bezerros recém-nascidos e em processo de desmama.

Um pasto intermediário também precisa ser separado onde será mantido animais para recria e engorda com alimentação específica para cada estação do ano.

Um curral ou uma área apenas para os animais de leite é fundamental. A temperatura precisa ser mais amena, podendo ser até um galpão.

Essas separações podem ser feitas em dimensões de acordo com o número de animais da propriedade e de acordo com a atividade exercida, gado de corte ou leite.

Para saber mais:

Climatização na pecuária