Como ocorre a diarreia em bovinos de corte

A diarreia em bovinos, além de causar dor e desconforto ao animal, pode torná-lo fraco e desencadear outros problemas de saúde.

Fezes em estado liquido, na cor amarelada e com forte odor, são as características principais da diarreia que pode acometer bovinos de todas as idades. Em bezerros, quando há casos graves e com demora na identificação do problema, pode levar o animal a óbito, que ocorre nas primeiras duas semanas de vida do animal, segundo a Embrapa. Caso identifique  fezes esbranquiçadas, sangue ou forte odor nos novos animais, fique alerta.

A principal causa são bactérias, principalmente a Salmonella e a Escherichia coli. Ainda existe também a diarreia viral. Um vírus que transmite a doença pode atingir mais de um animal do rebanho e a possibilidade de contaminação é maior. Confira mais informações sobre esse problema no link: Diarreia bovina viral: o que é?. 

Existe também a contaminação por vermes. O tratamento, neste caso, além do soro, recomendado para hidratação, probióticos podem ajudar a amenizar os sintomas. Os probióticos são aditivos compostos por microrganismos vivos que compõem a flora ruminal dos animais. São considerados bactérias boas do organismo. Consulte sempre um veterinário para melhor orientação e avaliação de cada caso.

Assim que identificar um bovino com diarreia, não importa a idade, bezerro ou adulto, isole-o dos demais. Instale-o em local limpo, com água à vontade e ventilado. Para os bezerros, oferecer um soro que irá repor os nutrientes perdidos e evita a desidratação é uma das melhores formas de tratamento: Desidratação dos bezerros é tratada com soro; veja receita.

 

diarreia em bovinos - Como ocorre a diarreia em bovinos de corte
Manter cuidados com a água é uma forma de prevenir a diarreia em bovinos. – Foto: reprodução/ Fernando Rubber Tank

Prevenção

 

Avalie sempre as fezes do rebanho. Vejam se estão em estado sólido normal, cor e odor. Até mesmo para checar se há presença de sangue, que pode indicar problemas mais graves de saúde.

Quando for trocar de alimentação, duplique o monitoramento. Nem todos os bovinos podem se adaptar logo de primeira com uma nova dieta, principalmente as com alto teor de energia.

A Boi Saúde sempre orienta aqui no blog e demais canais de comunicação sobre a higiene. Bactérias que causam a diarréia podem estar na sua água oferecida os bovinos. Manter uma limpeza do cocho frequente é uma questão de saúde animal. Para conferir como fazer o procedimento de forma correta, acesse: Como manter a água do bebedouro de gado limpa. 

 
Controle Parasitário com Produtos Caseiros - Como ocorre a diarreia em bovinos de corteControle Parasitário com Produtos Caseiros mobile - Como ocorre a diarreia em bovinos de corte
 

4 pensou em “Como ocorre a diarreia em bovinos de corte”

  1. Antonio Silvestre Silva. disse:

    SEMPRE ESTOU LENDO OS INFORMES PUBLICADOS POR VOCÊS AI DO BOISAUDE.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Antônio, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

  2. Antonio Silvestre Silva. disse:

    EXCELENTE DICAS SOBRE A FORMA DE PREVENÇÃO E EVENTUAL ,TRATAMENTO DA DIARRÉIA NOS BOVINOS EM TODAS ÀS SUAS FASES.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Antônio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*