Como economizar com medicamentos para bovinos

Nos últimos anos, o custo de medicamentos para bovinos, assim como vacinas e produtos atópicos têm encarecido muito. Essa alta de preço prejudica todo o investimento na propriedade. Os valores elevados se devem à alta do dólar, comparado a nossa moeda, que está desvalorizada em relação a moeda americana. A maioria desses medicamentos tem componentes importados, por isso o custo varia de acordo com o câmbio comercial.

As principais doenças que demandam o uso de medicamentos são: carrapato, diarreia em bezerros e mastite. Nos últimos anos, os produtores têm usado excessivamente esse medicamentos, o que causou grande índice de bactérias e parasitas resistentes aos princípios ativos. Antes, esses princípios duravam mais e tinham maior eficácia com resultado em pouco tempo. Com isso, o produtor gasta mais, estressa o animal com medicação excessiva e não resolve o problema.

Sem título1 - Como economizar com medicamentos para bovinos

 

Dica para economia e eficácia de medicamentos para bovinos

1 – Sempre que for comprar algum medicamento, faça uma programação. Adquira um lote suficiente para todo o ano. Ou reúna vizinhos e pecuaristas próximos e faça uma aquisição maior. Embalagens maiores têm preços melhores e o frete, caso o produto seja de outra localidade, terá melhor custo.

2 – Toda vez que um medicamento for produzido na propriedade, faça junto com as vacinações obrigatórias, se possível. Assim, o gado será fechado uma única vez, o que irá proporcionar menos estresse e mais bem-estar animal.

3 – Para tratar as doenças citadas acima, existem suplementos naturais que podem ser misturados na ração do gado. Não deixam rastros de produtos, pois não têm química na composição.

4 – Troque sempre o princípio ativo para não criar resistência no organismo dos animais. Consulte sempre seu veterinário para encontrar soluções com melhor eficácia.

Para complementar a dica, acesse:
Diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como

Pastejo rotacionado