Integração Lavoura Pecuária

Gostou? Compartilhe!

O sistema Integração Lavoura Pecuária, conhecido como ILP, é uma boa opção para o pequeno e médio produtor.

É um modo de produção que pode reduzir custos e também aumentar as opções de produtos para comercialização, por exemplo.

Por isso, nesta dica de hoje, vamos saber mais a fundo o que é o ILP. Além disso, vamos descobrir também como ter várias produções na mesma propriedade. Acompanhe o conteúdo até o fim!

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos começar?!

 

O que é a Integração Lavoura Pecuária

 

Em primeiro lugar, é um sistema que integra produção pecuária e agrícola em uma mesma propriedade. Não importa o formato, podem ser produzidas ao mesmo tempo, em épocas separadas, na mesma área ou lotes diferentes.

Acima de tudo, o foco é preservar as áreas e conservar os recursos naturais, desde o solo até as águas. Em segundo lugar, a ILP também é aplicada em áreas já degradadas com foco na recuperação do solo e áreas verdes.

Por fim, existe também uma nova  sigla, a ILPF, que significa a Integração Lavoura Pecuária Floresta. Nesse sistema, além da integração entre serviços pecuários e agrícolas, os florestais são incluídos. Ou seja, a produção de árvores são inclusas no processo.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), os estados mais efetivos na ILP são Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

Integração Lavoura Pecuária
Integração Lavoura Pecuária é ótima opção econômica para pequenos e médios produtores. – Foto: Rodrigo Paniago.

Vantagens da ILP 

 

As vantagens da ILP é a redução do uso de recursos naturais, um menor impacto no meio ambiente e a estabilidade do que se pode produzir e obter de lucro. Para o pecuarista, a economia pode se dar na produção de alimentos para o próprio gado como milho, sorgo, cana e capim para silagem.

Além disso, por ter mais trabalho de manejo, há necessidade de mão de obra, o que gera emprego local, por exemplo. E quando falamos de emprego, amigo produtor, agir de acordo com as regras e leis trabalhistas é sempre o mais adequado. Não se esqueça disso.

Para continuar com o tema de preservação, se sua propriedade tem nascentes ou está próxima a uma, acesse a dica a seguir e saiba como mantê-la: Como preservar as nascentes das propriedades rurais.

Talvez você também tenha interesse por esses conteúdos abaixo, amigo produtor:

Água para gado de qualidade: alavanque a produtividade

Água para gado de boa qualidade evita a perda de peso

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

É isso mesmo, amigo produtor. Conhecimento é tudo, não é mesmo?  Além disso, o nosso objetivo final você já sabe: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.

Por isso, te convidamos para acessar o canal da Boi Saúde no YouTube. Lá você terá diversas dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.

A cada semana tem um vídeo novo. Tudo totalmente gratuito. Então, acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Até a próxima!

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*