É a matriz de cria que define o futuro da propriedade. Então, nesta dica você entenderá se a vaca de primeira cria se é um investimento potencial na pecuária.
A vaca de cria é encarada como prejuízo e alta demanda de mão de obra. Realmente esses animais precisam consumir uma grande quantidade de alimentação o ano todo.
Mas é a vaca de cria que define como será o gado de corte e de leite que será oferecido pela propriedade.
O produtor tem que se preocupar com o manejo eficiente desse animal. O investimento precisa ser feito na hora correta e utilizar um sêmen de boa qualidade.
Essa categoria merece atenção especial no plantel. Os cuidados vão muito além da escolha do sêmen.
O parto, assim como os períodos que o antecedem e são subsequentes, requer manejo exclusivo, como a alimentação diferenciada. A falta de cuidados podem resultar em cio irregular, má-formação do feto, e nesses casos, o prejuízo ao produtor é grande.
O que é a vaca de primeira cria?
Vaca de primeira cria é aquela que nunca foi montada e que está prestes a ser inserida na reprodução da propriedade.
Não importa seu método, estação de monta natural ou IATF, mantenha sempre a saúde dessa jovem matriz em dia.
Desde a fase de novilha, oferecer nutrição no cocho reforça e garante a formação de um bezerro saudável. E ainda, evita problemas no parto que vamos abordar mais abaixo.
Nesta fase de novilha e já como vaca de cria, dispense no cocho ração que terá um retorno na prenhez.
Entenda que o resultado de uma vaca com bezerro é muito mais que a alimentação. Os cuidados com doenças também tem grande importância. Ofereça o melhor capim da propriedade e planeje a reprodução para a época das águas.
Com pastagem à vontade, as vacas ficam bem mais nutridas. E os bezerros nascem na época da seca, quando as chances de serem atacados por parasitas é bem menor.
Durante a gestação, separe a vaca de cria dos demais. A nutrição tem que ser adaptada a ela e o manejo será eficiente.
Outro ponto positivo do isolamento, o produtor terá a garantia que o animal está usando alimentação exclusiva para ele.
Após o sétimo mês de gestação, a vaca prenha demanda do consumo maior de proteína.
O período pré-parto é caracterizado pelos 60 dias antes do nascimento do bezerro.
Evite problemas no parto desde a primeira cria
Para evitar problemas no parto, a prevenção deve ser feita da melhor forma. Inclusive, sempre pensando no bem-estar animal que evita sofrimento e também garante uma qualidade de vida adequada para a matriz e também ao bezerro.
Primeiro, seleciona as vacas que estão adequadas para a monta e o parto. Faça uma avaliação meses antes da estação. Dessa forma, terá tempo de recuperar alguma, caso necessário.
Essa recuperação é feito com suplementos, como a virginiamicina. Esse aditivo promove grandes benefícios para as vacas de primeira cria. E com a saúde em dia, problemas como retenção de placenta e distocia bovina são evitadas.
Para entender a gravidade de cada um desses problemas, acesse:
Para mais dicas e aumentar seu lucro na pecuária, acesse nosso canal: Boi Saúde no YouTube.