fbpx

Ultrassom em vacas: confira as vantagens do uso

O uso de ultrassom em vacas é muito utilizado em propriedades que atuam com reprodução. Existem várias vantagens para utilizar esse procedimento que monitora não só o crescimento do feto, mas avalia as condições de saúde e se realmente a vaca está prenhe.

A ultrassonografia, exame que por meio de imagens, dá condições aos veterinários de se fazer a avaliação correta e prosseguir com o diagnóstico mais indicado, caso o animal apresente um problema de saúde, está cada vez mais comum na pecuária.

Esse procedimento médico que também passou a ser utilizado na veterinária não é invasivo. Isso significa que não há necessidade de cortes, anestesia e pontos.

Basta ter um aparelho próprio que é possível saber o que se passa no organismo interno do bovino. Com isso, possibilita a análise de tecidos e órgãos. O aparelho utilizado em bovinos é diferente do humano. Muitas clínicas veterinárias possuem, incluem profissionais especializados em animais de grande porte.

 

Uso do ultrassom em vacas

 

Quando se trata de vacas, o uso do ultrassom tem diversos objetivos:

  • A propriedade que atua com reprodução pode monitorar a fecundação do óvulo. Não importa o método, seja por monta natural, seja por inseminação artificial;
  • Acompanha a taxa de prenhez na estação e identifica as vacas vazias;
  • Auxilia no diagnóstico de problemas de matrizes que ficam vazias por mais de uma estação possam estar passando no aparelho reprodutivo;
  • Possibilita acompanhar a formação e desenvolvimento do bezerro.

 

ultrassom em vacas
Uso do ultrassom em vacas auxilia a avaliar a reprodução. – Foto: Fazenda Porangaba.

Como obter melhores resultados na reprodução 

 

E quando se trata de reprodução, com foco nas matrizes, é possível se adequar para ter um resultado melhor a cada estação. A Boi Saúde sempre preocupada em oferecer orientações que facilitem a sua lida e te proporcione mais produtividade, tem diversas dicas com foco em reprodução das matrizes:

Prefere as dicas em vídeos? Confira no nosso canal do YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*