fbpx

Tripanossomose bovina é temida pelos produtores rurais

O produtor deve prevenir a tripanossomose bovina ou mal das cadeiras.

Por isso este é o tema da dica de hoje da Boi Saúde. Acompanhe!
 

 

Já ouviu falar dessa doença tão temida pelos produtores? É uma enfermidade antiga e a preocupação está cada vez maior nas propriedades do país. A tripanossomose bovina, mais conhecida como mal das cadeiras, causa um grande prejuízo na saúde do animal. E consequentemente, na lucratividade do produtor.

Como diversas doenças, a tripanossomose bovina é transmitida pela mosca, principalmente a do estábulo, a partir do protozoário Trypanossoma. O inseto picando o animal infectado, espalha para os demais, transmitindo essa enfermidade. Outra forma de contágio, é a agulha das vacinas, a partir da aplicação, quando utilizada em diversos animais. Ou seja, se um estiver contaminado, os outros também serão infectados.

 

Prevenção é a melhor forma de zelar pela saúde dos animais e evitar a tripanossomose bovina
Prevenção é a melhor forma de zelar pela saúde dos animais e evitar a tripanossomose bovina. – Foto: Reprodução Internet

Entre os sintomas estão febre alta, anemia, fraqueza, perda rápida de peso. São características que facilmente levam o animal a óbito. Além disso, quando identificada tardiamente, o macho pode perder a libido e causar cio irregular na fêmea. No entanto, antes de tomar qualquer providência, consulte um veterinário de sua confiança para confirmar do diagnóstico e indicar o melhor tratamento de acordo com o estágio da doença.

O tratamento é feito com medicamento à base de dimenazene. A dosagem é 7 mg por quilo do animal. Quanto antes a doença for identificada, maior a chance de cura.

 

Prevenção da tripanossomose bovina

 

Em primeiro lugar, o controle das moscas é essencial para evitar a doença. Por isso, manter um ambiente limpo, saudável, sem o acúmulo de lixo e lama é o ideal. Em segundo lugar, quando utilizar produto para controle antiparasitário, sempre prestar atenção na composição. Ingredientes naturais são os mais indicados para não trazer prejuízos na saúde do animal e também deixar rastros no leite e carne gerados pela propriedade.

Em terceiro lugar, sempre pense no bem-estar animal e no sofrimento dos bovinos quando estão doentes. Seguir esse conceito é fundamental para melhorar a pecuária da sua propriedade. Saiba mais sobre o assunto nas dicas que preparamos a seguir:

Bem-estar bovino: conceito deve estar presente na pecuária

Bem estar animal: fechar bovinos sem estresse

Confinamento de bezerros: saiba os cuidados na criação

Contudo, se você tem interesse em saber como eliminar a lama da sua propriedade, acesse: Como eliminar o excesso de lama na propriedade

E não termine essa dica sem deixar seu comentário, amigo produtor. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Boi Saúde no YouTube

 

A Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Trata-se de um canal de vídeos no YouTube! Pois é!

Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma gratuita!

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Por fim, aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×