O produtor deve prevenir a tripanossomose bovina bovina ou mal das cadeiras.
Já ouviu falar dessa doença tão temida pelos produtores? É uma enfermidade antiga e a preocupação está cada vez maior nas propriedades do país. A tripanossomose bovina, mais conhecida como mal das cadeiras, causa um grande prejuízo na saúde do animal. E consequentemente, na lucratividade do produtor.
Como diversas doenças, a tripanossomose bovina é transmitida pela mosca, principalmente a do estábulo, a partir do protozoário Trypanossoma. O inseto picando o animal infectado, espalha para os demais, transmitindo essa enfermidade. Outra forma de contágio, é a agulha das vacinas, a partir da aplicação, quando utilizada em diversos animais. Se um estiver contaminado, os outros também serão infectados.

Entre os sintomas estão febre alta, anemia, fraqueza, perda rápida de peso. São características que facilmente levam o animal a óbito. Quando identificada tardiamente, o macho pode perder a libido e causar cio irregular na fêmea. Antes de tomar qualquer providência, consulte um veterinário de sua confiança para confirmar do diagnóstico e indicar o melhor tratamento de acordo com o estágio da doença.
O tratamento é feito com medicamento à base de dimenazene. A dosagem é 7mg por quilo do animal. Quanto antes a doença for identificada, maior a chance de cura.
Prevenção da tripanossomose bovina
O controle das moscas é essencial para evitar a doença. Manter um ambiente limpo, saudável, sem o acúmulo de lixo e lama é o ideal. Quando utilizar produto para controle antiparasitário, sempre prestar atenção na composição. Ingredientes naturais são os mais indicados para não trazer prejuízos na saúde do animal e também deixar rastros no leite e carne gerados pela propriedade.
Sempre pense no bem-estar animal e no sofrimento dos bovinos quando estão doentes. Seguir esse conceito é fundamental para melhorar a pecuária da sua propriedade.
Para saber como eliminar a lama, acesse: Como eliminar o excesso de lama na propriedade

