A genética de um touro reprodutor é o que garante a boa qualidade do rebanho, e como consequência, a excelência dos produtos que serão produzidos. Porém, mais que ter um bons genes, para garantir bons resultados na reprodução, o reprodutor precisa de cuidados específicos, a começar pela alimentação. Será que existe uma ração específica para potencializar a estação de monta?
Na verdade, amigo produtor, um conjunto de fatores que é o responsável pelo resultado da sua reprodução. E claro que o que é oferecido no cocho tem grande responsabilidade. E quando for adquirir um novo animal para aumentar seu plantel, não esqueça de conferir algumas informações importantes: Comprar touro reprodutor é investimento para a propriedade.
Mas quais são as principais qualidade que torna o touro um bom reprodutor?
- boa conformação genital;
- libido adequada;
- boa qualidade espermática;
- identificar, cobrir e fecundar as matrizes.
Para ter todas essas características, é indicado que tenha:
- mobilidade;
- salto para monta;
- pastejo;
- fertilidade.
Qual a melhor ração para touro reprodutor
A melhor ração que o produtor pode oferecer aos bovinos direcionados para reprodução é aquela com bons ingredientes. Alguns deles não podem deixar de marcar presença na alimentação e quando um animal é destinado à reprodução, os cuidados devem ser iniciados desde a fase da desmama, no momento da introdução de alimentos sólidos. Se a sua criação está neste momento, confira a dica: Como fazer o uso da Virginiamicina em bezerro desmamado?.
A Embrapa recomenda que as propriedades elaborem um plano alimentar para os reprodutores. A alimentação precisa ser baseada em três eixos: desenvolvimento corporal, funcionalidade e saúde.
Se você está com dúvida sobre qual é a melhor base alimentar de touros reprodutores, pode se basear na mesma utilizada nas fases de recria e terminação. Se quiser expandir seu conhecimento e ter uma base alimentar, te orientamos na dica: Qual a melhor estratégia para recria.
O único cuidado é evitar a superalimentação. Os animais destinados ao abate, quando na fase de terminação, costumam consumir alimentos baseados em alto índice de energia. Porém, esse é um problema para os touros reprodutores. O impacto pode ser direto nos testículos, na saúde de cascos e no rúmen. A acidose ruminal também é outro impactante.
Para evitar esses problemas e promover bons resultados na estação de monta, a ração mais indicada é à base de fontes de fibra efetiva, aditivos alimentares, entre eles, a virginiamicina, e de tamponantes, que são compostos que regulam o pH ruminal.
Não esqueça que sua pastagem também tem uma boa parcela de responsabilidade na fertilização dos reprodutores.
Quer produzir touros de alta performance? Confira como: Produção de touros de alta performance.
Referência: Procedimentos para preparo de touros para comercialização e adaptação aos sistemas produtivos. Embrapa Brasília, DF 2018.
Qual ração devo usar para touro reprodutor da raça girolando, boi registrado?
Olá Guilherme, muito obrigado por nos acompanhar. Interessante sua pergunta, poderia me enviar por e-mail, por favor? josecarlos@boisaude.com.br
Quão a ração mais apropriada, para touro reprodutor de 14 meses?
Olá Dazilane, muito obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br
Boa noite. Crio um mini touro. Pasto de braquiaria,silagem ,fuba e sal mineiral com aditivo homeopático para vermes. Ta certo ou devo trocar algum ingrediente? Ele tem por volta de 15 meses.
Olá Josimar, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Gostei de ver sou um novo criador.
Olá Tiago, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!