Como fazer o uso da Virginiamicina em bezerro desmamado?

Após o nascimento, e entrar na fase de adaptação e oferecimento de alimentos mais sólidos para bezerro desmamado, o produtor precisa iniciar desde essa época a nutrição, com foco na produção de animais saudáveis e com potencialização de engorda.

Pela desmama ser uma fase muito estressante para o animal, existem algum processos que podem amenizar a situação para o bezerro e também para a matriz.

A desmama ocorre entre a quinta e sétima semanas de vida do animal. É um procedimento que requer cuidados específicos. Em muitas propriedades, o manejo do bezerro é feito em um único dia ou num mesmo momento. Essa atitude causa um grande estresse ao animal e afeta diretamente o desempenho e, consequentemente, a lucratividade de toda a propriedade. O peso ideal é de 90 kg. Esse número é o mais adequado, pois indica boa nutrição do bezerro.

No próprio processo da desmama, o produtor já pode começar a oferecer nutrição no cocho, assim como o pasto. E nesse momento, o sal proteinado pode ser iniciado na alimentação do bezerro.

Para aprender a melhor forma, acesse a dica: Desmama de bezerros correta evita estresse. 

 

Virginiamicina para bezerros desmamados 

 

A virginiamicina pode ser usada com segurança em bezerros. A virginiamicina é um suplemento que potencializa a engorda do gado. Produtores que garantem uma boa lucratividade não deixam de utilizá-la no cocho.

Realize a suplementação com uma ração para bezerros. Os ingredientes para a ração para bezerros são: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina. Para ver as quantidades de cada ingrediente e o consumo diário para cada bezerro, receba o material completamente grátis aqui.

A virginiamicina é um composto que permite ao animal uma melhor performance dentro das condições oferecidas pelo produtor e com entrega de um bom resultado. Ainda, melhora a imunidade.

O uso no Brasil está regulamentado de acordo com a  instrução normativa nº 26, conforme estabelece o Ministério da Agricultura pecuária e Abastecimento (MAPA). Classificada  como antibiótico não ionóforo, foi descoberto na Bélgica na década de 50.

É um bom suplemento que pode ser oferecido em diversas fases do bovino: desde bezerros, passando pela recria, até a terminação. Pode e deve ser utilizada não só na seca, mas no período das águas para potencializar os efeitos da engorda, aliada ao ápice nutricional da pastagem. O gado de leite, assim como o de corte, podem consumi-las.

 

Por que oferece suplementos para bezerros? 

 

Os bezerros, quando bem nutridos desde o nascimento, têm um grande potencial de ganho de peso. O peso médio de engorda de um bezerro por ano é de seis arrobas. O tratamento aos bezerros deve ser feito de forma diferenciada dos demais, desde o nascimento até os 24 meses.

Um bovino chega à fase adulta quando atinge os 30 meses de idade. Para que chegue nessa fase com o peso adequado, acima dos 300 kg, é preciso ter atenção em todo o histórico nutricional para que atinja os quilos adequados logo no início dessa fase.

O oferecimento de alimentos sólidos começa a partir da desmama. Antes disso, o colostro e o leite da matriz são fundamentais não só para a engorda, mas para o desenvolvimento sadio dos ossos e órgãos.

 

bezerro desmamado
Oferecer virginiamicina para bezerro desmamado proporciona bons resultados na engorda. – Foto: Pixabay

Como servir? 

 

O creep feeding é o cercado onde há limites na largura e altura para que só entrem animais jovens nesse espaço com uma alimentação específica.

Não esqueça de oferecer uma ração ou concentrado com consumo de 1% do peso vivo/animal ao dia. Alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos. Esse impedimento de acesso, faz com que os bezerros não se alimentem adequadamente. Mas a fase de crescimento é muito importante para o desenvolvimento sadio e a prevenção de doenças.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama

 
Boi Saúde Logo Preto - Como fazer o uso da Virginiamicina em bezerro desmamado?

Virginiamicina:
Alavanque os resultados a com Virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp