Qual a melhor ração para touro reprodutor?

A genética de um touro reprodutor é o que garante a boa qualidade do rebanho, e como consequência, a excelência dos produtos que serão produzidos. Porém, mais que ter um bons genes, para garantir bons resultados na reprodução, o reprodutor precisa de cuidados específicos, a começar pela alimentação. Será que existe uma ração específica para potencializar a estação de monta?

Na verdade, amigo produtor, um conjunto de fatores que é o responsável pelo resultado da sua reprodução. E claro que o que é oferecido no cocho tem grande responsabilidade. E quando for adquirir um novo animal para aumentar seu plantel, não esqueça de conferir algumas informações importantes: Comprar touro reprodutor é investimento para a propriedade. 

Mas quais são as principais qualidade que torna o touro um bom reprodutor?

  • boa conformação genital;
  • libido adequada;
  • boa qualidade espermática;
  • identificar, cobrir e fecundar as matrizes.

Para ter todas essas características, é indicado que tenha:

  • mobilidade;
  • salto para monta;
  • pastejo;
  • fertilidade.

 

touro reprodutor
Alimentação do touro reprodutor é um dos responsáveis pelo bom desempenho do animal. – Foto: Divulgação/CRV Lagoa.

Qual a melhor ração para touro reprodutor 

 

A melhor ração que o produtor pode oferecer aos bovinos direcionados para reprodução é aquela com bons ingredientes. Alguns deles não podem deixar de marcar presença na alimentação e quando um animal é destinado à reprodução, os cuidados devem ser iniciados desde a fase da desmama, no momento da introdução de alimentos sólidos. Se a sua criação está neste momento, confira a dica: Como fazer o uso da Virginiamicina em bezerro desmamado?. 

A Embrapa recomenda que as propriedades elaborem um plano alimentar para os reprodutores. A alimentação precisa ser baseada em três eixos: desenvolvimento corporal, funcionalidade e saúde.

Se você está com dúvida sobre qual é a melhor base alimentar de touros reprodutores, pode se basear na mesma utilizada nas fases de recria e terminação. Se quiser expandir seu conhecimento e ter uma base alimentar, te orientamos na dica: Qual a melhor estratégia para recria.

O único cuidado é evitar a superalimentação. Os animais destinados ao abate, quando na fase de terminação, costumam consumir alimentos baseados em alto índice de energia. Porém, esse é um problema para os touros reprodutores. O impacto pode ser direto nos testículos, na saúde de cascos e no rúmen. A acidose ruminal também é outro impactante.

Para evitar esses problemas e promover bons resultados na estação de monta, a ração mais indicada é à base de fontes de fibra efetiva, aditivos alimentares, entre eles, a virginiamicina, e de tamponantes, que são compostos que regulam o pH ruminal.

Não esqueça que sua pastagem também tem uma boa parcela de responsabilidade na fertilização dos reprodutores.

Quer produzir touros de alta performance? Confira como: Produção de touros de alta performance.

Referência: Procedimentos para preparo de touros para comercialização e adaptação aos sistemas produtivos. Embrapa Brasília, DF 2018.

 
banner banner
 

2 pensou em “Qual a melhor ração para touro reprodutor?”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Tiago, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week