Torta de dendê para bovinos é eficaz?

Devido ao alto preço de insumos pecuários, muitos produtores buscam alternativas financeiras mais viáveis para a alimentação do gado. Entre as opções populares, está a torta de dendê para bovinos. Neste texto, vamos entender o que é e como a torta de dendê é oferecida aos animais. Se você tem dúvida sobre o assunto, está no lugar certo!

 

O que é torta de dendê?

 

A torta de dendê, de nome científico elaeis guineenses, é um produto extraído do famoso óleo muito conhecido e utilizado na culinária nordestina. O óleo em si é considerado muito nutritivo. Na pecuária, usa-se 37 mil toneladas dessa torta ao ano, no Brasil, como alimentação alternativa do gado e outros animais ruminantes.

Quando em formato de grão, rende oito vezes mais que a soja.

 

Valor nutricional

 

Rica em fibra, com baixa porcentagem de conteúdo protéico, tem alta qualidade e é rica em ácidos graxos, que compõem 98% da torta. Ainda, pode substituir concentrados que tem milho moído como base em 18,8% da matéria seca.

 

torta de dendê para bovinos - Torta de dendê para bovinos é eficaz?
Torta de dendê para bovinos. – Foto: Reprodução Internet

Dieta de vacas leiteiras

 

O fósforo é um dos nutrientes mais importantes da pecuária, principalmente para vacas leiteiras. A torta de dendê tem uma quantidade adequada desse componente. Quando em lactação e alimentadas com dendê, a gordura do leite aumenta, além da qualidade da carcaça. A dosagem recomendada é a inclusão de 10% de torta de dendê na alimentação dessas vacas. É importante realizar um período de adaptação e observar a aceitação do novo tipo de alimento.

 

Torta de dendê para bovinos de corte

 

Para o gado de corte, produtores que fazem o uso, observaram aumento do ganho de peso e no desempenho produtivo. Não há alteração na digestão e dependendo da disponibilidade na sua região é uma boa alternativa barata e nutritiva para alimentar o gado.

Alguns trabalhos e pesquisas científicas comprovam os benefícios nutricionais da torta de dendê para bovinos. Porém, novos pesquisadores indicam a necessidade de estudos atuais para a confirmação.

Para manter a economia na sua propriedade, será que o uso de caroço de algodão é boa alternativa? Clique no link e confira a dica: É adequado servir caroço de algodão para o gado?

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor!

Confira o canal da Boi Saúde no Youtube

 

Referência:
COSTA, D. A. da; COLODO, J. C. N.; FERREIRA, G. D. G.; ARAÚJO, C. V. de; MOREIRA, G. R. Uso da torta de dendê na alimentação de ruminantes. Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR, Umuarama, v. 14, n. 2, p. 133-137, jul./dez. 2011.

SOUSA, J.P.L. et al. Uso da torta de dendê em dietas para animais de produção. PUBVET, Londrina, V. 4, N. 6, Ed. 111, Art. 751, 2010.

 
Programa de Máxima Rentabilidade - Torta de dendê para bovinos é eficaz?Programa de Máxima Rentabilidade mobile - Torta de dendê para bovinos é eficaz?
 

🔴 Como é utilizada a torta de dendê para o gado?

Pode ser utilizada de diversas formas, quando em formato de grão, rende oito vezes mais que a soja.

🔴 Valor nutricional na dieta bovina:

É rica em fibras e pode substituir concentrados que tem milho moído como base em 18,8% da matéria seca.

🔴 Para bovinos de corte:

Para o gado de corte, produtores que fazem o uso, observaram aumento do ganho de peso e no desempenho produtivo. Não há alteração na digestão e dependendo da disponibilidade na sua região é uma boa alternativa barata e nutritiva para alimentar o gado.

🔴 Para bovinos de leite:

Quando em lactação e alimentadas com dendê, a gordura do leite aumenta, além da qualidade da carcaça. A dosagem recomendada é a inclusão de 10% de torta de dendê na alimentação dessas vacas.

 
Ração para Gado de Leite - Torta de dendê para bovinos é eficaz?Ração para Gado de Leite mobile - Torta de dendê para bovinos é eficaz?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*