Para que você tire a dúvida sobre o que oferecer de melhor para o seu gado, preparamos uma dica sobre os tipos de capim para pastagem para a região do Cerrado brasileiro.
O capim é a base alimentar do gado. Pelo solo brasileiro ter características diferentes devido a grande extensão territorial, a espécie que se dá bem no Nordeste, pode não se adaptar no Sul. Mas e no Cerrado? Uma das regiões com solo mais pobre e infértil do país?
Ter um capim adequado para a região e ao solo da propriedade garante bons nutrientes para a engorda. E quando a espécie adequada é escolhida, o produtor pode elevar a produtividade. Claro que não basta fazer a formação. O pasto precisa de cuidados para que esteja sempre em condições de garantir boa alimentação ao gado. Até no período da seca é possível. Há métodos como a irrigação, que pode ser uma boa alternativa. Para saber mais acesse: Irrigação de pastagens é método simples para o pasto seco.
Tipos de capim para pastagem para o cerrado
Andropogon gayanus: tem boa tolerância à seca. Solos com baixa fertilidade e água escassa podem fazer uso desse tipo de forrageira. A melhor época para formação é no período das águas, devido às chuvas. Tem médio teor de proteína e a utilização do sistema de pastejo rotacionado é uma boa forma de manutenção. Se quiser implementar na sua propriedade, clique: O que é e como fazer pastagem rotacionada para gado.
Braquiária: é a principal pastagem do Brasil. De origem africana, tem boa adaptabilidade no cerrado e no clima tropical. Com raízes que alcançam até quatro metros de profundidade, tem capacidade de reciclar os nutrientes do solo. De todas as forrageiras, a braquiária é a menos exigente quando o assunto é fertilidade. Pois se adapta facilmente em solos diferentes, sendo mais tolerante à seca do que as outras espécies.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Conheça a pastagem ideal para cada região.
Aproveite e acesse nosso canal de vídeos sobre pecuária. Clique: Boi Saúde no YouTube.