O que é e como fazer pastagem rotacionada para gado

A pastagem rotacionada é uma grande aliada do produtor, quando o tema é pasto sempre verde. O sistema é muito simples e é baseado na divisão do espaço destinado a pastagem em piquetes. É possível ainda vedar uma parte e utilizá-la no período da seca.

 

Vantagens da pastagem rotacionada

 

O rebanho fica em área delimitada, o que proporciona mais segurança ao proprietário e funcionários. E pode ser aplicada para o gado de corte e de leite. E além de ter o capim com um ápice nutricional, a dificuldade para adquirir carrapatos e outros parasitas é maior. O gado fica menos tempo no mesmo espaço, o que serve de proteção contra essas pragas que afetam diretamente a produtividade.

Aproveite e tira uma dúvida muito comum na pecuária: Quando colocar os animais no pasto?.

 

Como fazer pastagem rotacionada

 

Antes de produzir os piquetes, mensure quantos animais você tem. O tamanho da área deve ser adequado com o número de cabeças por hectare.  O conforto e pastagem suficiente para todos são garantidos.

O formato retangular é o mais utilizado, dividido em quatro partes. O descanso, de pelo menos 30 dias de cada piquete, é fundamental para que o seu gado usufrua do pastejo rotacionado da melhor forma possível e que o produtor tenha retorno financeiro esperado, a partir do aumento da produção de leite e de peso no gado de corte.

 

pastagem rotacionada
Pastagem rotacionada promove pasto nutritivo ao gado. – Foto: Isolar Cercas

Técnica do feno em pé 

 

Outra técnica que pode salvar o produtor da seca, o feno em pé auxilia bastante na alimentação durante o período. Mas assim como as pastagem rotacionada, precisa de planejamento.

Divida sua propriedade em duas partes, 50% do pasto será fechado e vedado para ser usado somente no período da seca. Feito de maneira correta, a propriedade terá um pasto com alto teor nutricional e em grande quantidade.

Esses 50% vedados serão divididos em três partes:

  • Uma será fechada no mês de fevereiro, por volta do dia 15 e será reaberta somente no mês de maio. Essa pastagem maio estará com bom volume e um ótimo valor nutricional;
  • As outras duas pastagens serão vedadas no mês de março para reabri-la em julho. Esses 2/3 serão trabalhados até o fim da seca.

Como as cercas fazem parte desse processo, orientamos que ao construí-las, o produtor utilize materiais adequados. Para evitar problemas e até morte de bovinos, clique na dica: Como prevenir morte de bois por raio e descargas elétricas.

 
Boi Saúde Logo Preto - O que é e como fazer pastagem rotacionada para gado

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami