Silagem de mandioca para gado: como oferecer

Aipim, macaxeira, mandioca. A raiz tem diferentes nomes pelo país. Será que servir silagem de mandioca é uma boa opção para alimentar o gado?

A mandioca é um alimento nutritivo e tem facilidade de cultivo no solo brasileiro. O plantio não é caro e tem capacidade de resistir à seca.

Segundo a Emater-MG, a silagem de mandioca tem 12,6% de proteína bruta. Quando comparamos com o sorgo e milho, é uma alternativa mais viável, já que esses giram em torno de 8 e 10% de proteína.

Esse número sugere que é uma alimentação muito bem-vinda para o período de estiagem, quando a necessidade do consumo de proteína é maior.

Inclusive, não deixe de oferecer o sal proteinado nessa época. Aproveite e acesse uma receita gratuita desse tipo de sal: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

Mais que produzir a silagem, as propriedades que cultivam ou fazem uso da mandioca, podem utilizar não só a raiz, mas também a planta e folhas para o feno e silagem.

 

Silagem de mandioca para gado

 

O gado leiteiro tem um bom aproveitamento das ramas da mandioca. A rama é a parte da mandioca considerada aérea, a que fica fora da terra.

Algumas propriedades a descartam, mas a partir de agora, você poderá utilizá-la como alimentação dos bovinos.

O produtor pode oferecê-la em diversos formatos, desde a folha fresca, como feno e também como silagem.

 

silagem de mandioca - Silagem de mandioca para gado: como oferecer
Ramas da raiz é uma opção para silagem de mandioca. – Foto: Ildos Parizotto/Embrapa

Por que oferecer silagem das ramas de mandioca? Além das proteínas, tem vitaminas, A, C e do complexo B. Na parte de minerais, tem alto teor de cálcio e ferro.

No momento da colheita da mandioca, as ramas devem ser cortadas.

A máquina deve ser programada para quadrados de 1 a 2 centímetros.

Os silos devem ser enchidos rapidamente com camadas de 20 centímetros para expulsar o oxigênio.

A vedação deve ser de 30 dias, no mínimo. Pode ser oferecida com outros capins, como o capim-elefante.

Sobre a raiz, é possível ser feita silagem também. E pode ser uma boa alternativa para substituir a cana na alimentação dos bovinos, como fonte de carboidrato.

 

Complemente o conteúdo da dica:

Confira o canal do Boi Saúde no YouTube.

Referência: 
Alves, José Renato; Costa Érique Pedro da Silva. IMPORTÂNCIA DO USO DA RAMA DE MANDIOCA NA ALIMENTAÇÃO DO GADO LEITEIRO.

 
Volumoso de Cana de Açúcar - Silagem de mandioca para gado: como oferecerVolumoso de Cana de Açúcar mobile - Silagem de mandioca para gado: como oferecer
 

4 pensou em “Silagem de mandioca para gado: como oferecer”

  1. João Catoia Varela disse:

    Mas a mandioca não é tóxica

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, obrigado por nos acompanhar, não, o produtor pode oferecê-la em diversos formatos, desde a folha fresca, como feno e também como silagem.

  2. JOSE RICARDO NETO disse:

    Engorda de boi usando a RASPA e o FARELO de MANDIOCA Qual é a quantia ideal de UREIA que devo servir diariamente no COCHO???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*