Seguro para gado cobre furto e roubo de animais?

Gostou? Compartilhe!

Proteger os prejuízos por acidentes ou perda é um dos principais benefícios do seguro para gado. Mas será que o roubo e o furto de animais, crime comum na nossa pecuária, está entre as cláusulas de cobertura?

Muitas empresas já disponibilizam o seguro. Proteger o patrimônio, que é o rebanho, está entre os objetivos. A taxa de adesão a essa proteção ainda é baixa, porém, algumas mudanças estão alterando esse cenário.

 

Devo ter um seguro para gado?

 

Em primeiro lugar, todas as propriedades estão sujeitas a terem doenças e acidentes envolvendo o gado. No entanto, as doenças podem sim ser evitadas, com um esforço diário da lida. E os acidentes? Sabemos que os bovinos são animais curiosos e sempre nos deparamos com notícias sobre acidentes, infelizmente.

Por isso, manter o seu gado seguro contra ações que estão além do controle do pecuarista é algo bem interessante. Ainda mais quando envolve um grande investimento.

Muitas propriedades pagam valores bem altos em touros reprodutores e matrizes para melhoramento genético. Já pensou perder esses animais de um dia para o outro? Não é o que desejamos. Sendo assim, o seguro evita que esse prejuízo cause um grande transtorno financeiro no negócio como um todo.

Gado vítima de afogamento, picada de cobra, raios, quando ingere algo estranho estão cobertos.

Inclusive, muitos desses acontecimentos podem ser evitados:

 

seguro para gado
Seguro para gado cobre furto e roubo de animais? – Foto: Polyana Agropecuária

A principal dica é ler com muita atenção todo o contrato e o que o seguro cobre. Empresas bem conhecidas no mercado já disponibilizam esse tipo de serviço. Portanto, questione tudo. Não assine nada com dúvidas.

A maioria dessas seguradoras fazem seguro para gado a partir de 50 cabeças. Então, se você já tem essa quantidade, pode começar a pensar a respeito.

O índice de pecuaristas que fazem seguro para gado ainda é bem baixo. Uma das justificativas é a falta de cobertura para roubo ou furto. Entretanto, algumas mudanças estão alterando esse cenário.

 

Seguro cobre furto e roubo de animais?

 

Se esse é o seu principal problema na pecuária, algumas companhias de seguro para gado agora estão fazendo esse tipo de cobertura. Claro que com condições bem detalhadas. Existem vários tipos de planos de seguro, principalmente para gado de elite.

Esse crime ainda faz parte da nossa pecuária e com muita frequência. Se você mesmo não foi vítima, possivelmente conhece alguém que já perdeu cabeças de gado dessa forma. Te orientamos sobre o tema aqui: Saiba como evitar roubo de gado.

O importante é sempre pesquisar muito bem as empresas e se há reclamações sobre seguro. Se puder contar com a ajuda de algum advogado, que possa tirar dúvidas sobre o contrato melhor ainda. Além disso, estude seu fluxo de caixa e coloque no papel sobre esse investimento.

E se você cria gado de leite, confira as informações: Seguro pecuário para gado de leite.

Quer saber mais sobre pecuária? Além do seguro, existem outras formas de proteger o gado e evitar prejuízos na sua propriedade. Acesse nosso canal de vídeos e aprenda muitas dicas para ter cada vez mais lucro: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*