Roubo de gado pode ser evitado: saiba como

Entenda como evitar o roubo de gado na sua propriedade.

O furto e o roubo de gado são frequentes em nosso país, principalmente em áreas isoladas. É possível diminuir a incidência desse crime que causa um grande prejuízo ao produtor.

O abigeato, nome jurídico do roubo de gado no campo, faz vítimas em todas as regiões. No Rio Grande do Sul, a cada uma hora, acontece um novo roubo.

 

Muitas propriedades contratam segurança para evitar roubo de gado
Muitas propriedades contratam segurança para evitar roubo de gado

Dicas para evitar o furto e roubo de gado

1 – Reúna seus amigos e pessoas da mesma comunidade e faça um grupo em aplicativos de mensagens instantâneas. A partir desses grupos, o alerta sobre atitudes suspeitas, pessoas estranhas circulando entre as propriedades pode aumentar a vigilância e também acionar a polícia local. Outro ponto de apoio para o grupo é o alerta para focos de incêndio, que quanto mais cedo for controlado, menos estragos causa.

2 –  Marque todos os animais da sua propriedade. Hoje, além da marcação a ferro, existem brincos eletrônicos que identificam e também armazenam dados como peso, vacina, entre outros. A identificação não impede o furto ou roubo de gado, mas facilita a identificação e a recuperação desses animais.

3 – Reserve os pastos próximos a estradas a animais mais jovens, mais vulneráveis e fracos. Os animais próximos ao ponto de abate, mais gordos e mansos, podem ficar próximos a sede. As quadrilhas especializadas em roubo de gado querem animais realmente prontos para o abate. Após o roubo, os bovinos são abatidos em frigoríficos clandestinos.

4 – Faça cercas vivas na propriedade que são próximas as estradas. Essa ação dificulta a visão e também favorece o clima ao rebanho.

Confira informações sobre o porte de arma em propriedades rurais. O projeto que virou lei em 2017 autoriza proprietários rurais a terem armas para se protegerem, mas com regras específicas: Porte de armas em propriedades rurais. 

 

Planilha de Quantidade de Animais:
Receba em seu e-mail para calcular quantidade de animais p/ hectare.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami