fbpx

Saiba como evitar roubo de gado

Na dica de hoje da Boi Saúde você vai entender como evitar o roubo de gado na sua propriedade.

Então, vamos lá!

 

 

O furto e o roubo de gado são frequentes em nosso país, principalmente em áreas isoladas. No entanto, é possível diminuir a incidência desse crime que causa um grande prejuízo ao produtor.

O abigeato, nome jurídico do roubo de gado no campo, faz vítimas em todas as regiões. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a cada uma hora, acontece um novo roubo.

 

Muitas propriedades contratam segurança para evitar roubo de gado
Muitas propriedades contratam segurança para evitar roubo de gado. – Foto: Reprodução Internet

Dicas para evitar o roubo de gado

 

1- Em primeiro lugar, reúna seus amigos e pessoas da mesma comunidade e faça um grupo em aplicativos de mensagens instantâneas. A partir desses grupos, o alerta sobre atitudes suspeitas, pessoas estranhas circulando entre as propriedades pode aumentar a vigilância e também acionar a polícia local. Outro ponto de apoio para o grupo é o alerta para focos de incêndio, que quanto mais cedo for controlado, menos estragos causados.

2- Em segundo lugar, marque todos os animais da sua propriedade. Hoje, além da marcação a ferro, existem brincos eletrônicos que identificam e também armazenam dados como peso, vacina, entre outros. A identificação não impede o furto ou roubo de gado, mas facilita a identificação e a recuperação desses animais. Saiba mais sobre o assunto na dica a seguir: Como fazer a marcação de gado de forma correta?

3- Em terceiro lugar, reserve os pastos próximos a estradas para os animais mais jovens, mais vulneráveis e fracos. Já os animais próximos ao ponto de abate, mais gordos e mansos, podem ficar próximos a sede. Afinal, as quadrilhas especializadas em roubo de gado querem animais realmente prontos para o abate. Após o roubo, os bovinos são abatidos em frigoríficos clandestinos.

4- Por último, mas não menos importante faça cercas vivas na propriedade que são próximas as estradas. Essa ação dificulta a visão e também favorece o clima ao rebanho.

Contudo, confira mais informações sobre o porte de arma em propriedades rurais. O projeto que virou lei em 2017 autoriza proprietários rurais a terem armas para se protegerem, mas com regras específicas: Porte de armas em propriedades rurais. 

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Para continuar no assunto e aprender mais sobre como se blindar de roubo de gado, acesse outras dicas que preparamos:

Seguro para gado cobre furto e roubo de animais?

Manutenção de cerca elétrica em propriedade rural

Como fazer o controle de gado na propriedade?

Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana. O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado por e-mail, combinado?

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também deixando sua pergunta aqui embaixo nos comentários.

Nos vemos na próxima. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Saiba como evitar roubo de gado”

  1. Carlos Zumerle disse:

    Interessante a reportagem, mas visa somente o furto. Sou consultor de segurança para o agronegócio e sabemos hoje que quadrilhas especializadas estão roubando o gado. Ou seja, entraram nas propriedades, rendem as pessoas trabalhando e levam o gado pronto. Contra esses roubos daria outras sugestões. Mesmo assim gostaria de saber mais sobre a violência na pecuária, como por exemplo existe roubo/furto de vacinas, sêmen, etc. Gostaria também de conhecer os processos como engorda, vacinação, etc.
    Fico a disposição para um contato.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carlos, obrigado por nos acompanhar, bacana, estamos abertos a sugestões, será sempre bem vindas. Acesse o link a seguir, terá várias dicas e informações sobre engorda que podem lhe ajudar muito: https://dicas.boisaude.com.br/?s=engorda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×