Infelizmente, animais peçonhentos são realidade na zona rural brasileira. Fazer varreduras constantes na propriedade é importante, mas caso aconteça, vamos te orientar como identificar e tratar um bovino picado por cobra. A identificação rápida da picada de cobra em bovinos pode ser questão de vida ou morte para o animal. E como todo produtor sabe, perder um animal é sinônimo de prejuízo na propriedade.
A incidência de bovinos picados por cobra é alta no Brasil. Espécies como jararaca, cascavel e a temida coral são realmente mortais para os seres vivos e claro, para os bovinos também. Por isso, confira os principais sintomas causados pelo veneno no organismo do animal: vômitos, músculos com tremores, queda de pressão. E o mais grave: hemorragia que pode levar o bovino à morte, principalmente se não contida a tempo.
Um dos sintomas mais comuns é o inchaço no local que sofreu a picada. Muitas vezes, a identificação é difícil pelas patas serem cobertas de pelos e os furos da picada serem pequenos, já que os dentes das cobras são finos e afiados. Se o local da picada apresentar infecções, será necessário fazer uso de produtos antissépticos e em casos mais graves, administração de antibióticos.
Picada de cobra em bovinos: o que fazer?
- consulte sempre o veterinário de confiança para prescrever o melhor tipo de soro;
- faça uma varredura tentar identificar a cobra. Saber a espécie ajuda a oferecer o tratamento mais adequado de acordo com o veneno;
- deixe o animal isolado dos demais para que tenho conforto e possa se recuperar dos sintomas e possível desidratação pelos vômitos;
- não estanque de forma alguma a parte picada do bovino. Pode agravar a região lesionada e prejudicar o membro do animal;
- aplique soro antiofídico no animal para evitar a morte do animal pelo efeito do veneno no organismo. Deve ser aplicado de forma endovenosa.

Ainda, se o animal continuar apresentando dor, é possível oferecer medicamentos analgésicos.
E uma informação importante: não consuma a carne do bovino que não resistiu a picada. Se você não sabe o que fazer com o corpo, aprenda o descarte correto na dica: Como descartar corpos de bovinos?.
Nunca descuide do seu gado, amigo produtor! A Boi Saúde sempre alerta sobre a importância das rondas na propriedade e também para conhecer bem seu gado. Aos primeiros sinais de anormalidade, isole-o para investigar o problema com o animal.
Para você estar sempre preparo e proteger seu gado da melhor forma possível, aprenda as dicas de primeiros socorros: Primeiros socorros para bovinos.


Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂
Olá Alex, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!!
Obrigado pela dica. Sempre Útil e objetivo. Somente uma dose é suficiente? Como saber o tipo de soro a ser utilizado? Jararaca e cascavél, AS MAIS COMUNS necessitam de soros diferentes ou ja existe um comum as duas peçonhas? grato.
Olá Reginaldo, obrigado pelo elogio e pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!