fbpx

Sal de boi proteinado: entenda como potencializar o uso

Responsável pela boa produtividade de 95% do rebanho brasileiro, o sal de boi proteinado fornece todos os componentes nutricionais não encontrados no pasto. Como cada região do país tem solos com características diferentes, fazer essa suplementação no cocho é necessária para evitar a perda de peso e potencializar a rentabilidade dos bovinos.

Muitos produtores oferecem o sal proteinado apenas no período da seca. No entanto, é comprovado cientificamente os benefícios do uso do sal durante esta época para evitar a peso. Além de potencializar a engorda. Mas, o indicado é fazer uso durante todo o ano. Sendo assim, o organismo do bovino estará preparado para enfrentar a desnutrição do pasto. Além disso, ao chegar na seca com o peso sadio, será mais fácil mantê-lo, por exemplo.

Além disso, por conter diversos componentes, o sal proteinado auxilia na prevenção de diversas doenças e parasitoses por reforçar e proteger o organismo de dentro para fora. Acima de tudo, tudo isso, sem prejudicar a qualidade do produto que será oferecido: leite ou carne.

 

O que é o sal de boi proteinado?

 

O que é o sal proteinado? É um componente que aperfeiçoa o aproveitamento dos nutrientes, reduz o tempo para o abate e promove excelentes resultados na pecuária de leite e corte, além de evitar queda na produtividade o uso é necessário. Contudo, o sal proteinado nada mais é que um suplemento enriquecido com proteínas, que além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. A deficiência mineral causa um quadro de sintomas gerais no gado, que afeta diretamente o dia a dia do animal.

Do que é composto? Entre os elementos que compõem o sal proteinado e que não são oferecidos naturalmente pela pastagem além do sódio, são: cálcio; cobalto; enxofre; ferro; fósforo; flúor; magnésio; potássio.

Como servir? O cocho onde é oferecido esse sal proteinado deve estar protegido, por exemplo, de água como chuvas, calhas ou irrigações de plantações. Além disso, ter tamanho adequado para que todos os animais tenham acesso ao componente e ração ao mesmo tempo e de forma adequada.

 

Sal de boi proteinado: entenda como o uso potencializa os bovinos
Sal proteinado: entenda como o uso potencializa os bovinos – Foto: Giro do Boi

Como utilizar o sal de boi na seca?

 

Posso utilizá-lo na seca? O uso do sal proteinado como alimentação na seca reforça nutrientes perdidos em períodos de temperaturas baixas para que o rebanho não tenha perda de peso e nutrientes necessários para uma boa saúde.

Como potencializar o uso no período da seca? É possível corrigir a deficiência de pastagem especificamente no período da seca. Prepare uma mistura caseira para amenizar os danos, conforme abaixo:

  • 12kg de ureia;
  • 25kg de sal branco;
  • 10kg de sal mineral;
  • 40kg de farelo de soja;
  • 30kg de milho moído.

Contudo, poderá ser utilizado um misturador. Faça com que essa mistura fique bem homogênea com esses ingredientes. Sirva ao gado na proporção de 0,2% do peso do animal. Ou seja, se seu animal pesa 500kg, você deverá servir 1kg do alimento por dia.

 

Como oferecer o sal proteinado ao gado?

 

Como posso fracionar as porções de matéria seca ao longo do dia? Em primeiro lugar, divida em três porções diárias. A primeira será servida às 7h da manhã. A quantidade será de 30% de toda a matéria que será oferecida por dia. A segunda porção sairá às 13h30, com 20% de toda matéria seca. Entre meio-dia e 15h, é o período de maior irradiação solar e o gado tem um consumo menor. Por fim, a última porção será às 16h, com 50% de toda a nutrição seca do dia, que irá também sobrar para o período da noite.

Sal proteinado e ureia podem ser oferecidos juntos? A ureia para bovinos é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes. O uso da ureia para bovinos pode ser realizada em todas as épocas do ano. No entanto, principalmente na seca, período que o solo fica pobre em nutrientes e o pasto não fornece as substâncias nutricionais necessárias para manter a saúde do animal, e consequentemente, continuar a engorda. Caso sirva no proteinado, quando o consumo é de 1g por quilo vivo do animal, misture 12% de ureia.

 

Matrizes e bezerros

 

Aumenta o índice reprodutivo das matrizes? O sal proteinado potencializa a fertilidade não só das matrizes, mas também dos touros reprodutores por conter fósforo na composição. Além disso, após o parto, as matrizes precisam de uma recuperação corporal. E apenas o pasto não tem condições de oferecê-la. E assim, manter um ciclo reprodutivo dentro do esperado. Para as vacas nessas condições, a dose ideal é dentro de valores próximos a 1 g/kg de peso vivo. Ou seja, se a vaca pesa 300 kg deverá consumir 300 g de sal proteinado/dia).

O sal proteinado pode ser oferecido na desmama? Sim, o sal pode ser oferecido no creep-feeding para que o animal já se acostume com essa alimentação.

 

Como armazená-lo?

 

Verifique a cobertura do galpão. Ou seja, a incidência de raio solar prejudica os micros e macroelementos da nutrição animal. Por isso, mantenha seu sal mineral, proteinado e ração sempre abrigados.

Nunca deixa os sacos de ração diretamente no solo: quando for armazenar sacos de ração, nunca os deixe diretamente no solo, independentemente do piso. Coloque-os sempre em um estrado de madeira porque a umidade altera a matéria seca, por exemplo. Acima de tudo, combata todos os roedores dos galpões: esses animais são grandes vilões e podem prejudicar o sal mineral e outros nutrientes oferecidos ao seu gado.

Por fim, para auxiliar a sua pastagem no período da seca e evitar grandes prejuízos, acesse a dica: Como diminuir a falta de pasto na seca.

Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube

 
banner banner
 

12 pensou em “Sal de boi proteinado: entenda como potencializar o uso”

  1. Boa noite!
    Gostaria que me indicasse uma receita de Sal proteinado que posso servir ao meu rebanho, também no período chuvoso.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Evanilson, tudo bem? Para receber a receita em seu WhatsApp, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  2. Olá comecei hj a dar o sal proneteinado, contudo os animais nao querem comer? O que posso fazer?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fabiana, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. Dr. José Carlos, eu poderia fazer um sal proteinado sem usar úreia? Se for possível me mande uma receita. Muito obrigado!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, pode sim! Para receber a receita contate-nos pelo WhatsApp através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

    2. francisco carlos polanzan disse:

      gostaria de receber uma receita de sal proteinado sem uréia e se seria bom usar o ano todo obs na utilizaçao de vacas de cria os bezerros pode ser oferecido proteinado com uréia ou nao

      1. José Carlos Ribeiro disse:

        Olá Francisco, obrigado por nos acompanhar. Para receber a receita em seu WhatsApp, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  4. Boa tarde…esse sal proteína do é servido só ele pra engorda?ou ele fika outro cocho kuando o gado kizer ele vai e come?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Claiton, o uso do sal proteinado como alimentação reforça nutrientes perdidos em períodos de temperaturas baixas para que o rebanho não tenha perda de peso e nutrientes necessários para uma boa saúde. Sirva dividido em três porções diárias.

  5. Silvio ipires disse:

    José Carlos, obrigado pelas suas dicas, elas estão me ajudando muito; Mas tenho uma dúvida quanto a uréia, ela precisa ser triturada e só depois colocada na mistura do sal proteinado?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá, fico feliz que as dicas estão te ajudando! Respondendo a sua pergunta, não a uréia não precisa ser triturada para misturar com o sal proteinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*